Desporto

I Liga: Benfica vence Chaves e fica mais perto de Sporting e FC Porto

O Benfica venceu por 3-0 o Desportivo de Chaves, na 19º jornada da I Liga de futebol, e tirou partido do empate do Sporting, para ficar a dois pontos dos ‘leões’ e a um do líder FC Porto.
Com o triunfo em casa frente aos flavienses, que já não perdiam há oito jogos, o Benfica passou a somar 46 pontos e colocou-se a um do ‘vice’ Sporting e a dois do FC Porto, que tem um jogo a menos, dada a interrupção ao intervalo do jogo com o Estoril Praia, quando perdia por 1-0.
O ‘pistoleiro’ Jonas, por duas vezes, aos 13 e 18 minutos – que passou a somar 23 na liderança da lista dos melhores marcadores -, e Pizzi, aos 47, foram os autores dos golos ‘encarnados’.
O Sporting de Braga venceu por 2-1 em casa do Portimonense e consolidou o quarto posto da classificação da I Liga, com 40 pontos, a seis do Benfica e com dez de vantagem sobre o Rio Ave (5º), que domingo recebe o Boavista (8º). Paulinho e Wilson Eduardo, aos 8 e 10 minutos, respetivamente, deram cedo a vantagem à formação ‘arsenalista’, que viu o Portimonense reduzir para 1-2 por Fabrício, aos 56, na transformação de uma grande penalidade. Marítimo e Belenenses prolongaram as suas séries de jogos sem vencer na I Liga, cinco e nove, respetivamente, ao empatar 0-0, no Funchal, no jogo de estreia de Silas como treinador dos ‘azuis’.
Num campo bem conhecido, pois jogou no Marítimo na temporada 2004/05, Silas fez a sua primeira partida como treinador do Belenenses e viu a sua equipa deixar boas indicações. O treinador Daniel Ramos manteve o mesmo ‘onze’ que empatou a zero em Paços de Ferreira e o estreante Silas apresentou duas novidades, com as inclusões de Chaby e de Maurides. Apesar de não vencer há cinco jornadas, o Marítimo segue na sexta posição da I Liga, com 29 pontos, a um do Rio Ave (5º, com menos um jogo), enquanto o Belenenses é 11º, com 20 pontos, mais dois do que Portimonense (12º).
O Rio Ave venceu por 2-0 o Boavista e consolidou o quinto lugar da I Liga portuguesa de futebol, liderada pelo FC Porto (com menos um jogo), com o Sporting a um ponto e o Benfica a dois.
Em Vila do Conde, o avançado Guedes, aos 14 minutos, e o lateral Yuri Ribeiro, aos 90+3, com um ‘slalom’ entre vários jogadores contrários até ficar na cara do guarda-redes ‘axadrezado’ Vagner, foram os marcadores dos golos dos vila-condenses.
O Rio Ave soma agora 33 pontos, a sete do Sporting de Braga, quarto classificado, e com quatro de vantagem sobre o Marítimo (6.º), mais sete do que o Desportivo de Chaves (7º) e Vitória de Guimarães (8º) e nove do que o Boavista (9º).
O Vitória de Guimarães interrompeu uma série de quatro derrotas consecutivas na I Liga ao vencer em casa o Estoril Praia, por 3-1, que ficou reduzido a 10 unidades aos nove minutos, com a expulsão de Abner.
A formação vimaranense, ‘apertada’ esta semana pelos sócios durante um treino, marcou por Hurtado (19 minutos), Raphinha (48) e Heldon (90+3). André Claro ainda empatou para os ‘canarinhos’ (1-1), aos 45+3 minutos.
Com este triunfo, o Vitória de Guimarães subiu ao oitavo lugar, com 26 pontos, enquanto o Estoril Praia, com um jogo em atraso, dado que falta concluir a receção ao FC Porto, que vencia ao intervalo, por 1-0, mantém-se na última posição, com 12.
No Estádio Marcolino Castro, em Santa Maria da Feira, um golo de João Silva, no segundo minuto de jogo, permitiu ao Feirense vencer o Moreirense, por 1-0, e afastar-se da zona de despromoção.
O único golo do encontro surgiu por João Silva, através de um remate à entrada da área do Moreirense, que sofreu um desvio em Rúben Lima e que acabou por trair o guarda-redes Jhonatan.
O Feirense ascendeu ao 11º lugar, com 20 pontos, enquanto o Moreirense caiu para a 15ª posição, com 15, mais um do que o Vitória de Setúbal (17º), que é a primeira na zona de despromoção.
O Paços de Ferreira, que estreou o treinador João Henriques, regressou às vitórias em casa do Desportivo das Aves, por 2-0, com golos de Miguel Vieira, aos 7 minutos, e de Bruno Moreira, aos 80.
Num encontro entre duas equipas desesperadas por pontos para fugir aos lugares de despromoção o Paços de Ferreira interrompeu uma série de oito jogos sem triunfar e impôs ao Desportivo das Aves, que é a equipa com pior registo em casa, o sexto jogo sem vencer.

 

II Liga
Académica isola-se  no segundo lugar

A Académica isolou-se ao segundo lugar da II Liga portuguesa de futebol, que continua a ser liderada pelo FC Porto B, ao vencer por 3-0 no estádio do Sporting de Braga B, na 21ª jornada da prova.
Frente ao penúltimo classificado, os ‘estudantes’ não tiveram muita dificuldade para fazer prevalecer a sua superioridade, materializada com golos de Luisinho, aos 22 minutos, Chiquinho, aos 43, e Djousse, aos 56.
A Académica isolou-se no segundo lugar da prova, deixando a companhia do Leixões, que não foi além de um empate 1-1 na deslocação ao estádio do Varzim, e do Académico de Viseu, que tinha obtido o mesmo resultado na receção ao Sporting B.
Leixonenses e viseenses foram, inclusive, igualados pelo Nacional, que se tinha imposto por 2-0 ao Benfica B, todos com menos dois pontos do que a equipa de Coimbra, a qual, por sua vez, está a quatro do líder FC Porto B.
Os ‘dragões’ B, que apenas poderão subir de divisão se a equipa principal for despromovida da I Liga, quebraram uma série de cinco vitórias seguidas, ao empatarem 1-1 na receção ao Arouca, oitavo posicionado, com golos de Moreto, 18 minutos, para os anfitriões, e Roberto, aos 81, para os visitantes.
A meio da tabela classificativa, o Penafiel deixou a companhia do Famalicão e ascendeu ao sétimo posto, ao impor-se por 2-1 no reduto dos famalicenses, graças a um golo marcado aos 90+5 minutos por Fábio Fortes, que tinha entrado em campo aos 80.
O Real continua mergulhado no último lugar, cinco pontos abaixo da ‘linha de água’, mas hoje conquistou um triunfo importante na receção ao União da Madeira, que também luta pela manutenção, com mais um golo do avançado Vinícius, melhor marcador da competição, com 13 remates certeiros.

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

DONATE NOW

 

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER