Desporto

I Liga: Benfica goleia Boavista e Portimonense já é sexto

FC Porto e Sporting de Braga conseguiram vitórias por 5-0, nos seus jogos da 23ª jornada da I Liga de futebol, com os ‘dragões’ a recuperam a liderança da prova.
A equipa de Sérgio Conceição ‘exorcizou’ assim da melhor forma a derrota da passada semana ante o Liverpool, também por 5-0, e volta a ter dois pontos de avanço sobre o Benfica, que goleou o Boavista, por 4-0. Soares bisou na partida, aos 22 e 84, e continua a aproveitar bem a titularidade conseguida com a ausência de Aboubakar. Sérgio Oliveira (2) e Marega (72) também marcaram, com o outro tento a ser um autogolo de Marcelo. O FC Porto chega aos 58 pontos, contra 56 do Benfica e do Sporting que ganhou em Tondela aos 99 minutos. O Sporting de Braga reforçou o quarto lugar com uma “muito saborosa”. Goleada em casa do histórico rival minhoto, o Vitória de Guimarães, que precipitou a demissão do treinador vimaranense, Pedro Martins. Os bracarenses atingem os 49 pontos, já mais 13 do que o Rio Ave. Mais cedo, a meio da tarde, foi a questão da fuga à despromoção que esteve na “ordem do dia”, com o Vitória de Setúbal a “sorrir”. Com efeito, os sadinos ganharam por 1-0 ao Paços de Ferreira e entregaram a “lanterna vermelha” ao Moreirense, que perdeu em casa na receção ao Chaves, no que foi o regresso do técnico Petit.
A base da tabela da I Liga levou uma volta e agora as duas equipas abaixo da “linha de água” são o Moreirense, com 19 pontos, e o Feirense, com 20. “Salvos” estão Vitória de Setúbal, Estoril, Paços de Ferreira e Desportivo das Aves, todos com 21 pontos e conscientes de que basta uma jornada para tudo mudar outra vez. Totalmente concentrado na única prova em que está envolvido, o Benfica não perde o foco e derrotou os axadrezados por claros 4-0, com a novidade a ser Jonas a ficar em branco, além de ter falhado de novo uma grande penalidade. O Benfica não perde em casa para o campeonato há dois anos e reforça-se como o melhor ataque da liga, já com 59 golos. Quinto melhor ataque do campeonato, o Portimonense tem um saldo positivo de um golo, enquanto a equipa do Porto tem um saldo negativo de nove golos. No estádio Marcolino de Castro, o Portimonense somou a segunda vitória consecutiva fora, com os golos de Fabrício (26), Wellington Carvalho (69) e Nakajima (88). O golo feirense foi de Luís Rocha (32).
A boa recuperação do Estoril, que vinha de três vitórias, foi travada pelo Belenenses, equipa que em contrapartida estava “a descer”, já que não ganhava há 12 jornadas – um “jejum” de três meses e meio.
Depois do choque que foi a derrota com o Aves (2-5), o Belenenses retificou a imagem no campo do Estoril, com os golos da vitória de 2-0 a saírem dos pés de Maurides, que bisou aos 17 e 60 minutos.
O Estoril continua fora da zona de descida, com 21 pontos, mas ainda não está seguro. Tem os mesmos pontos que o Paços de Ferreira e o Aves, e mais um do que o Feirense, última equipa acima da “linha de água”. Abaixo estão Moreirense (19) e Vitória de Setúbal (18). Os avenses empataram sem golos em casa, com o Marítimo – não repetiram o caudal ofensivo das duas rondas anteriores, com oito golos, mas o resultado é positivo para os interesses da manutenção. Um golo de Coates, no nono minuto de compensação, deu a vitória 2-1 ao Sporting em casa do Tondela, no jogo que encerrou a 23ª jornada da I Liga de futebol. Os tondelenses adiantaram-se no marcador aos 13 minutos, por Miguel Cardoso, mas os leões ainda igualaram na primeira parte, pelo holandês Bas Dost, e, numa altura em que atuavam com menos um, expulsão por duplo amarelo de Mathieu, chegaram à vitória já aos 90+9, através de Coates, quando o árbitro João Capela precedia a compensações de tempo perdido já nos descontos. A vitória permite aos leões voltarem a igualar o Benfica no segundo posto, ambos com 56 pontos, a dois do líder FC Porto, enquanto o Tondela fecha a jornada no 11º com 25.
JAF

 

II Liga
Académico Viseu escorrega na II Liga,  Arouca e Santa Clara aproveitam

Arouca e Santa Clara foram os grandes ‘vencedores’ da 25ª jornada da II Liga de futebol, com importantes vitórias fora de casa, que reforçaram a candidatura das duas equipas à subida.
Numa ronda em que o líder FC Porto B – que não pode subir na condição de equipa secundária -, perdeu, Arouca e Santa Clara beneficiaram sobretudo da derrota da Académica, em Coimbra, com o Vitória de Guimarães B (2-1).
O Arouca, que é agora terceiro com os mesmos 43 pontos da Académica, tinha vencido na visita ao Sporting de Braga B (3-1), e o Santa Clara venceu no terreno do União da Madeira (1-0). Um golo de Fernando, aos 76 minutos, deu a importante vitória aos açorianos, deixando a equipa na quarta posição, com 42 pontos. Entre o primeiro lugar de subida e o sétimo lugar na classificação apenas três pontos separam as equipas. A II Liga promove os dois mais bem classificados, com exclusão das equipas B, e à 25ª ronda Académica (43 pontos), Arouca (43), Santa Clara (42), Académico de Viseu (40), Leixões (40) e Penafiel (40) estão separados por mínimos. Na contabilidade entra também o Nacional, que arrancou um empate a três golos no Fontelo, casa do Académico de Viseu, com os insulares a seguirem no oitavo lugar, com 37 pontos. O Leixões, que tem 35 pontos e ambiciona também a subida, aproveitou igualmente bem o dia, com uma importante vitória, com dois golos em dois minutos, em casa do Sporting da Covilhã. A grande deceção, além da Académica ou, hoje, do líder FC Porto B – derrotado em casa pela Oliveirense (2-1) -, foi o Académico de Viseu, de Manuel Cajuda, que uma semana depois de assumir a equipa e golear o Benfica B no Seixal (5-1), deixou-se empatar pelo Nacional, com menos um jogador.
O dia na II Liga começou em forma de pesadelo para o Benfica B, novamente goleado por 5-1, e desta vez na visita ao 20º e último classificado, o Real Massamá, que em 25 jogos tem apenas cinco vitórias. Os encarnados estão a meio da tabela (11º lugar), numa classificação em que o Real foi mesmo a única equipa na zona de descida a vencer, já que Sporting de Braga B e União da Madeira perderam, e Gil Vicente empatou.

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

DONATE NOW

 

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER