Desporto

Grande golo de Bruno Fernandes em exibição pobre do Sporting

Liga Europa: Sporting 3 – 3 Astana

O Sporting empatou hoje com o Astana (3-3) e passou aos oitavos de final da Liga Europa de futebol, mas fez uma exibição muito pobre num jogo que valeu pelo grande golo de Bruno Fernandes.
Os leões traziam uma vantagem de 3-1 do Cazaquistão e confirmaram o apuramento pelo holandês Bas Dost (03 minutos) e pelo português Bruno Fernandes (53 e 63), com o croata Martin Tomasov (37), o ganês Patrick Twumasi (80) e o cazaque Dmitri Shomko (90+4) a marcarem para o Astana. O Astana entrou com disposição de marcar cedo e ter ainda a veleidade de discutir a eliminatória e logo no primeiro minuto o avançado ganês Patrick Twumasi rematou ao poste da baliza de Rui Patrício.
No entanto, o Astana levou com “um balde de água fria” ao sofrer um golo na primeira jogada ofensiva do Sporting, que marcou pelo incontornável Bas Dost, a cabecear de cima para baixo um cruzamento perfeito de Bryan Ruiz.
Esse golo tão cedo relaxou ainda mais a equipa “leonina”, perante um adversário que veio a Alvalade para jogar assumidamente ao ataque, embora sem qualidade individual para fazer real mossa na defesa “leonina”.
Jorge Jesus decidiu poupar alguns jogadores, como William Carvalho, Acuna, Coates, Piccini e Gelson Martins, lançando em jogo André Pinto, Palhinha, Ristovski, Bryan Ruiz e Rúben Ribeiro, querendo gerir o desgaste da equipa, mas com algumas cautelas, deixando no banco os dois primeiros.
Na primeira parte, o jogo ficou marcado pela falta de intensidade que as equipas puseram nas suas ações, com um futebol lento, arrastado, previsível, sem mudanças de velocidade e sem profundidade.
De resto, a falta de criatividade do meio-campo com Palhinha e Battaglia no corredor central foi gritante e a forma como Rúben Ribeiro travava as transições ofensivas levou a que fosse várias vezes assobiado.
Sempre mais afoito e objetivo se mostrou o Astana até chegar à área “leonina”, e, depois de novo remate ao poste, desta feita de Despotovic, acabou por conseguir, sem surpresa, o 1-1, ao minuto 37, por Marin Tomasov, com um pontapé de fora da área, a pôr justiça no marcador antes do intervalo.
Na segunda parte, Jesus, quiçá receando um segundo golo do Astana, que reabrisse a discussão da eliminatória fez entrar Acuna, a render Rúben Ribeiro, e um quarto de hora depois William Carvalho em detrimento de Bryan Ruiz.
O Astana entrou para a segunda parte com a mesma atitude da primeira, mas uma bomba de Bruno Fernandes de fora da área, aos 53 minutos, voltou a “gelar” os jogadores do Cazaquistão, naquele que foi o melhor momento de todo o jogo.
Este golo quebrou animicamente o Astana e o seu ímpeto ofensivo, e o mesmo Bruno Fernandes aumentou a vantagem para 3-1, após uma tabela com Bas Dost.
Quando se pensava que o resultado estava feito, eis que a equipa do Astana, beneficiando também do relaxamento dos jogadores do Sporting, fez dois golos, aos 80 minutos, por Twumasi, e aos 90+4, na última jogada do desafio, por Dmitri Shomko, penalizando a pontuação das equipas portuguesas no ‘ranking’ da UEFA.

Jogo realizado no Estádio José Alvalade, em Lisboa.
Sporting – Astana, 3-3.
Ao intervalo: 1-1.
Marcadores:
1-0, Bas Dost, 03 minutos.
1-1, Tomasov, 37.
2-1, Bruno Fernandes, 53.
3-1, Bruno Fernandes, 63.
3-2, Twumasi, 80.
3-3, Shomko, 90+4.
Equipas: – Sporting: Rui Patrício, Ristovski, André Pinto, Mathieu, Fábio Coentrão, João Palhinha (Rafael Leão, 74), Battaglia, Bruno Fernandes, Bryan Ruiz (William Carvalho, 60), Rúben Ribeiro (Acuña, 46) e Bas Dost. (Suplentes: Salin, Coates, Acuña, Bruno César, William Carvalho, Seydou Doumbia e Rafael Leão).
Treinador: Jorge Jesus.
– Astana: Eric, Shitov, Postnikov, Anicic, Shomko, Beysebekov, Twumasi (Murtazayev, 87), Maevski, Kleinheisler (Stanojevic, 60), Tomasov e Despotovic (Schetkin, 66).
(Suplentes: Mokin, Muzhikov, Zainutdinov, Maliy, Murtazayev, Stanojevic e Schetkin).
Treinador: Stanimir Stoilov.
Árbitro: Tamás Bognar (Hungria).
Ação disciplinar: cartão amarelo para Kleinheisler (59).
Assistência: 30.456 espetadores.

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

DONATE NOW

 

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER