Futebol

Taça de Portugal – É vê-los cair…

Foram já sete as equipas da I Liga do futebol português que disseram adeus à competição, eliminadas por outras que disputam o Campeonato de Portugal ou a II Liga. São elas o Sporting, o Vitória Sport Clube, o Desportivo das Aves, o Portimonense, Boavista, Marítimo e Tondela.

Entre a passada quinta-feira (17) e domingo (20) jogou-se a terceira ronda da Taça de Portugal… e nem tudo aconteceu como se poderia estar à espera. Muito pelo contrário.

Esta ronda ditou o adeus destas sete equipas do principal escalão do futebol português – mas vamos por partes.

O jogo inaugural, o Alverca-Sporting, foi a primeira de muitas surpresas. Na antevisão da partida, Silas e Emanuel Ferro, treinador e adjunto, afirmaram que o plantel estava agora mais de acordo com as ideias da nova equipa técnica. Um conselho: esqueçam essas ideias.

Com Bruno Fernandes e Acuña no banco, os leões pareciam ter entrado vendados em campo. Astutos, os ribatejanos do Campeonato de Portugal, chegaram à vantagem logo aos 10 minutos, num golo de Alex Apolinário. Nem mesmo a entrada de Bruno Fernandes, na segunda parte, mudou o rumo do jogo. O resultado final viria a ser estabelecido por Luan, aos 56’, ditando assim o afastamento do atual detentor do troféu – já não era eliminado por uma equipa duas divisões abaixo há 70 anos.

O Benfica foi à freguesia da Cova da Piedade, em Almada, vencer a equipa da casa, da II Liga, por 4-0. Clara superioridade encarnada, onde a vitória se construiu com golos de Pizzi (45+2’, 49’) e Carlos Vinícius (63’, 90+1’).

Quem também goleou foi o F.C. Porto (por 5-0) em casa do Coimbrões. Golos de Luis Díaz (6’, 69’), Soares (9’), Mbemba (12’), e Fábio Silva que, com apenas 17 anos e quatro meses se tornou no jogador mais jovem de sempre a marcar num jogo oficial com a camisola azul e branca.

Destas duas partidas, na prática, ninguém saiu a perder – os “grandes” ganharam o “passe” para a próxima ronda e os de escalão inferior receberam as receitas geradas pela partida, oferecidas pelos primeiros. Uma época paga: nada mau!

Vamos então às restantes eliminações das equipas da I Liga. Depois do Sporting, foi a vez do Vitória SC. Em Sintra, a partida foi decidida nas grandes penalidades, após 1-1 ao fim dos 120 minutos – golos de Elvis, aos 68’, e Davidson, aos 86’. Os da casa levaram a melhor, depois de Teixeira e Edwards desperdiçarem as suas oportunidades.

Mais abaixo, em Faro, mais uma estonteante goleada, desta vez construída pelo Farense, e que ditou a eliminação do Desportivo das Aves. Golos de Fabrício Simões (14’, 37’), Cassio Scheid (45+1’), Dzwigala (54’) e Fabrício Santos (63’). O Aves apenas reagiu por intermédio de Wellinton Júnior (47’ e 88’).

Menos sorte para o vizinho Portimonense que da visita a Coimbra trouxe como “recuerdo” a eliminação da Prova Rainha. Pela Académica marcaram Hwang Mun-ki (53’) e Djoussé, aos 89’. O Portimonense respondeu, de forma insuficiente, aos 88’, por Jackson Martinez. Nota mais que positiva para os estudantes de Coimbra.

Um pouco mais acima, em Santa Maria da Feira, o Tondela não teve resposta à superioridade fogaceira. O marcador abriu logo aos três minutos, por Fábio Espinho. Fati aumentou a vantagem em cima do intervalo e Christian fechou as contas aos 68’.

Subimos mais 183 km e paramos em Chaves. Aqui, a vitória dos flavienses, por 2-1, afastou a equipa de Lito Vidigal. Só no prolongamento se gritou golo: os da casa marcaram primeiro, por André Luís (102’), Bueno igualou (117’) mas Medina sacou do “chapéu” (120+2’) e carimbou o passe para a próxima eliminatória da prova.

Em terra de ovos moles, as malassadas não tiveram lugar. Empatados a duas bolas, com golos de João Nogueira (14’), Daizen Maeda (68’), Zainadine (82’) e Cissé (90+4’), Beira Mar e Marítimo tiveram de decidir a partida através das grandes penalidades, que sorriram aos aveirenses e ditaram a sétima eliminação de uma equipa do escalão principal.

Confiram todos estes e restantes resultados desta terceira ronda na tabela abaixo!

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER