Futebol

Covid-19 pode custar quatro mil milhões aos clubes europeus

Estudo da ECA alerta para o impacto da pandemia na indústria futebolística, que se estenderá também para a próxima temporada.

Os clubes europeus podem vir a perder quatro mil milhões de euros em duas temporadas, devido ao impacto da pandemia de covid-19, diz um estudo da Associação Europeia de Clubes (ECA), publicado esta terça-feira.

covid-19 custo ligas europeias - milenio stadium - europa

Num estudo que analisa uma amostra de 10 campeonatos entre 55, entre os quais o português e os ‘big-5’ (Alemanha, Inglaterra, Itália, França e Espanha), a ECA prevê que, apesar de sete destes terem recomeçado, em 2019/20 as perdas sejam de 1,6 mil milhões de euros e que na próxima temporada, mesmo que esta seja jogada na totalidade, as perdas poderão atingir os 2,4 mil milhões de euros.

Este estudo não tem em conta o mercado de transferências.

“Estes resultados mostram que o impacto financeiro da covid-19 nos clubes europeus é um choque sísmico”, disse o diretor executivo da ECA, Charlie Marshall.

Com os jogos à porta fechada, a ECA prevê que esta temporada os clubes percam 400 milhões de euros em bilheteira, um valor que deverá chegar aos 1,1 mil milhões em 2020/21.

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

DONATE NOW