Desporto

Algarve Cup 2018: Portugal vence China na estreia após reviravolta

A seleção portuguesa de futebol feminino estreou-se com um triunfo na 25ª edição da Algarve Cup, ao conseguir dar a volta ao resultado frente à China e vencer por 2-1.
No jogo de abertura do Grupo A, a China, 16ª da hierarquia mundial, adiantou-se no marcador, por Xu Yanlu, aos 57 minutos, mas Portugal, 38ª, conseguiu a reviravolta, com golos de Carolina Mendes (60) e Carole Costa (86), o segundo quando a ‘equipa das quinas’ jogava em vantagem numérica.
A Seleção Nacional A feminina estava empatada a uma bola com a China, em jogo a contar para a jornada inaugural da Algarve CUP 2018. As chinesas marcaram primeiro, numa iniciativa de Xu Yanlu (57’) mas a armada lusa respondeu de imediato, num cabeceamento certeiro de Carolina Mendes. O torneio internacional Algarve Cup serve os interesses de preparação da Equipa das Quinas, que prosseguirá a 6 de abril a qualificação para o Campeonato do Mundo França 2019. A formação chinesa também pretende ensaiar o apuramento asiático para o Mundial.
Na segunda jornada, a armada lusa encontrará a Austrália, em partida marcada para hoje, 2 de março, no Estádio Algarve. A seleção australiana, que participou em todos os Campeonatos do Mundo desde 1995, ocupando o quarto lugar no Ranking FIFA, será uma prova de fogo para as comandadas de Francisco Neto e uma das candidatas ao pódio da Algarve Cup 2018.
O mesmo acontece com a Noruega, adversária que Portugal enfrentará na terceira ronda da prova, também no Estádio Algarve. No 14º posto do Ranking FIFA, a Noruega tem um palmarés internacional de muito prestígio – conquistou o Mundial feminino em 1995, a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de 1995 e de 2000, e os Europeus de 1987 e 1993.
Histórico desfavorável frente à China
Em sete jogos disputados frente às chinesas, Portugal tinha +perdido quatro e empatou três, tendo garantido vantagem sobre o opositor em dois desses empates, através da marcação de grandes penalidades.
O último encontro entre lusas e chinesas teve lugar na Algarve Cup em março de 2015. Após uma igualdade a três bolas, construída com golos das portuguesas Filipa Rodrigues, Dolores Silva e Laura Luís, o desempate foi feito nos penáltis, com a formação de Francisco Neto a revelar-se mais eficaz nessa tarefa.
Homenagem a Carla Couto
Carla Couto deu o pontapé de saída no encontro desta terça-feira entre Portugal e China. A internacional portuguesa foi a primeira jogadora a marcar pela Seleção Nacional na Algarve Cup, na primeira edição realizada há 25 anos, em 1994. Apontou o primeiro tento no triunfo por 2-0 da armada lusa sobre a Finlândia.
Ana Borges centenária
Antes do apito inicial, a internacional portuguesa Ana Borges recebeu uma placa alusiva às 100 internacionalizações que somou com a camisola das Quinas. Mélissa Antunes também foi distinguida, por ter ultrapassado a fasquia dos 25 jogos pela principal Seleção Nacional.

Ficha de jogo:
Estádio Municipal de Lagos
Algarve Cup 2018 – 1.ª jornada
PORTUGAL – CHINA 2-1 (0-0 ao intervalo)
Árbitro: Marianela Araya Cruz (Costa Rica)
Árbitros assistentes: Kimberley Moreira Rojas (Costa Rica) e Elizabeth Aguilar (El Salvador)
4.º árbitro: Maria Carvajal
Portugal: Inês Pereira, Matilde Fidalgo, Carole Costa, Sílvia Rebelo, Mónica Mendes, Fátima Pinto, Tatiana Pinto, Andreia Norton (Carolina Mendes, 54’) , Ana Leite (Jéssica Silva, 46’), Cláudia Neto – cap (Mélissa Antunes, 72’)., Diana Silva. Suplentes: Ana Rita, Rute Costa, Raquel Infante, Laura Luís, Ana Borges, Dolores Silva, Vanessa Marques, Ana Capeta, Nádia Gomes.
Treinador: Francisco Neto
Golos: 2-1, por Xu Yanlu (57), Carolina Mendes (59’) e Carole Costa (86)
China: Lu Feifei, Liu Shanshan, Wu Haiayn, Wang Shuuang, Ma Jun, Tang Jiali (Song Duan, 65’), Wang Shansan, Xu Yanlu, Han Peng, Li Ying, Zhang Rui – cap.
Suplentes: Peng Shimeng, Wang Fei, Li Danyang, Xue Jiao, Jin Kun, Song Duan, Xiao Yuyi, Ren Ruixin, Liu Jing, Tan Ruyin, Yan Jinjin, Lyu Yueyun.
Treinador: Sigurdur Ey Jolfssoon
Golos: 1-0, por Xu Yanlu (57’).

 

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

DONATE NOW

 

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER