Rui Gomes é o novo Cônsul-Geral de Toronto

Views: 87

Rui Gomes é o novo Cônsul-Geral de Toronto, uma posição que já exerceu no Brasil e em Espanha. Gomes foi Cônsul no Recife, em 2001 e em Bilbau, em 2005.

O novo Cônsul tem 47 anos, nasceu na República Democrática do Congo e é licenciado em Relações Internacionais pela Universidade Autónoma de Lisboa. Do seu vasto currículo constam passagens pelas embaixadas de São Tomé (1998), Luanda (2011), Pequim (2012) e Washington (2014).

Em 2008 tirou uma licença sem vencimento, durante um ano e em 2009 exerceu funções na Representação Permanente de Portugal junto da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa).

Em Pequim foi diretor de Serviços de Emigração na Direção-Geral dos Assuntos Consulares e Comunidades Portuguesas e em 2005 foi diretor de Serviços das Américas na Direção-Geral de Política Externa.

Numa entrevista dada ao jornal Bilbau em 2007, Rui Gomes dizia que os media vêem esta profissão como algo muito glamoroso, mas é só trabalho. “Nós estamos lá para estabelecer contatos, e em alguns postos diplomáticos uma vez terminado um cocktail temos que notificar o ministério”, explicou na altura.

Questionado sobre o que gostava mais na sua profissão, Gomes respondeu da seguinte forma: “De ser advogado de defesa do meu país, o que é fácil porque Portugal tem uma história para ser feliz. A diplomacia é o recurso para resolver conflitos que existem entre os Estados”, disse.

Luís Barros termina as funções de Cônsul-Geral de Toronto que manteve nos últimos quatro anos e num comunicado enviado às redações expressa o seu agradecimento à comunidade. “Quero agradecer a todos as associações que me receberam com tanta amizade e a todos (…) que partilharam comigo as suas histórias. Sem essa partilha, sem essas manifestações de amizade, não teria tido uma imagem tão nítida da nossa Comunidade e do seu desempenho”, disse.

Barros vai agora ser Embaixador em África e deseja os maiores sucessos a Rui Gomes.

Source:Joana Leal/MS
Comments: 0

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.