Comunidade

Orçamento de Ontário abre guerra entre sindicatos

LiUNA acusa governo de “tratamento preferencial”

O orçamento da província de 2018 abriu uma guerra entre dois dos principais sindicatos de construção civil do país – o Labourers’ International Union of North America (LiUNA) e o United Brotherhood of Carpenters and Joiners (UBCJ). A nova lei faz com que os “high rise formers” passem a ser representados pelo UBCJ em vez da LiUNA.

Ambos representam centenas de trabalhadores de Ontário e no centro da disputa está um acordo coletivo assinado na década de 1970, que favorece a LiUNA quando se trata de um trabalho em cimento em locais de trabalho industriais, comerciais e institucionais em Ontário.

A LiUNA, o maior sindicato de construção do país, argumenta que o acordo resultou em décadas de paz trabalhista (cerca de 48 anos) mas que a pressão política do sindicato dos carpinteiros levou às mudanças propostas que lhe dão mais poder.

Em declarações ao programa de rádio “The John Oakley Show” da Global News Joseph Mancinelli, vice-presidente da LiUNA, acusa os liberais de “tratamento preferencial” e diz que a alteração foi feita sem consulta pública. “Quando o Governo começa a atuar de forma silenciosa sabemos que há algo errado”, refere.

A nova alteração consta do projeto de lei 31 e irá afectar mais de 4 mil trabalhadores, os chamados “high rise formers” (da indústria de cofragem metálica). Os high rise formers trabalham com formas e com cimento, nomeadamente. São responsáveis pelo início da construção de uma casa, empresa ou edifício. Tanto podem construir uma autoestrada, como uma parque de estacionamento, uma ponte, um estádio ou a torre.

Mancinelli avança ainda que já contactaram o Ministro do Trabalho, Kevin Flynn e recorda que a LiUNA é o maior sindicato do país e provavelmente o que tem mais formers. Para o líder sindical, “os políticos não estão preocupados com um former que trabalhou 25 anos [na LiUNA] e que fez descontos para a sua reforma. O projeto de lei 31 é um retrocesso nos direitos dos trabalhadores”, avança.

O Milénio Stadium tentou contactar Joseph Mancinelli mas o vice-presidente da LiUNA remeteu o assunto para esta sexta-feira. Num comunicado enviado ao nosso jornal o sindicato explica que o sindicato vai fazer um anúncio formal “sobre as intenções do governo liberal de mudar as leis do trabalho” e “sobre o impacto que estas alterações têm nos sindicatos, nos membros e nas suas famílias”.

O Milénio Stadium tentou obter uma reação do Sindicato dos Carpinteiros mas até ao fecho desta edição não foi possível.

O UBCJ tem mais de 500 mil membros no Canadá e nos EUA enquanto que a LiUNA representa mais de 110 mil membros no Canadá.

 

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER