Novo Cônsul-Geral quer estar próximo do movimento associativo

Views: 47

A Galeria Almada Negreiros foi o palco para uma receção organizada pelo novo Cônsul-Geral de Portugal em Toronto. Rui Gomes já foi Cônsul no Brasil e em Espanha entre 2001 e 2005 e revelou que em Toronto quer trabalhar de perto com a comunidade que representa.

“O movimento associativo é uma prioridade para mim. Quero trabalhar muito proximamente com eles e para isso preciso de conhecer as especificidades, os desafios e as expectativas de cada um. E como este movimento é muito grande, temos um registo de 106 coletividades, vai ser difícil conhecer todos ao mesmo tempo e daí este porto de honra”, disse ao nosso jornal.

O novo Cônsul tem 47 anos, nasceu na República Democrática do Congo e é licenciado em Relações Internacionais pela Universidade Autónoma de Lisboa. Do seu vasto currículo constam passagens pelas embaixadas de São Tomé, Luanda, Pequim e Washington.

Rui Gomes está optimista em relação ao novo desafio e nem o inverno rigoroso do Canadá o assusta. “Acabei de chegar e por isso preferia deixar estas perguntas para depois. Mas as primeiras impressões são muito boas até porque eu tive uma sorte imensa com o tempo. Cheguei num fim-de-semana em que o sol brilhava. Sei que o inverno é algo a que me terei de habituar, mas também já trabalhei em algumas cidades com temperaturas negativas e tenho a certeza que se cerca de 300 mil portugueses se habituaram a este inverno eu também me irei habituar”, revelou.

Com o Cônsul-Geral veio também o novo coordenador de ensino português para o Canadá. José Pedro Ferreira é licenciado em Línguas e Literaturas Modernas- Estudos Europeus e mestre em Estudos Românicos com especialização em Literatura Portuguesa Moderna e Contemporânea pela Universidade de Lisboa.

Rui Gomes deixou um alerta aos clubes e às associações portuguesas. “Vão abrir na próxima semana as candidaturas para as associações pedirem apoios financeiros ao associativismo. O prazo é de 1 de outubro a 31 de dezembro, mas deixo aqui o apelo para as associações que precisarem de ajuda, nós teremos todo o gosto em verificar se todos os critérios do regulamento são cumpridos”, informou.

Recentemente o Secretário de Estado das Comunidades disse ao Milénio Stadium que o serviço do Consulado de Toronto vai receber mais três funcionários e que espera aumentar os actos consulares de 5 para 15 mil por ano. O novo Cônsul apelou ainda aos portugueses para se recensearem e participarem na vida política do país e prometeu visitar em breve os media portugueses da comunidade.

Source:Joana Leal/MS
Comments: 0

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.