Canadá

Trudeau quer estender Wage Subsidy até ao próximo verão

O primeiro-ministro Justin Trudeau disse quarta-feira (23 de setembro) que a segunda vaga da COVID-19 já começou em algumas partes do país, mas defendeu que os canadianos podem diminuir os casos desde que cada um faça a sua parte. Trudeau falou no seu throne speech em West Block, um dos três edifícios do Parlamento em Otava.

Justin Trudeau disse no seu discurso à nação que a segunda vaga já chegou à Colúmbia Britânica, Alberta, Ontário e Quebec e alertou que a segunda vaga pode ser “muito pior” do que a da primavera. Os casos de COVID-19 aumentaram a nível nacional de 300 casos por dia em meados de agosto para 1,248 na passada terça-feira (22 de setembro). A diretora de Saúde Pública, Theresa Tam, implorou aos canadianos que redobrem os esforços de prevenção de infeção porque um aumento de casos pode levar a novos bloqueios em todo o país.

O PM canadiano adiantou que é provável que este ano as famílias não se reuniam para celebrar o Dia De Ação de Graças, mas disse que talvez ainda tivessem hipóteses de se juntaram no Natal. No seu discurso Trudeau pediu à população para usar máscaras em público, tomar a vacina contra a gripe no outono e fazer o download da COVID Alert, a app que foi desenvolvida para avisar os utilizadores quando estiveram em contacto com alguém que testou positivo.

Milenio Stadium - especial - throne speech - canada

O discurso de Trudeau aconteceu poucas horas depois da governadora General Julie Payette ter discursado no trono. Os Liberais prometeram continuar a apoiar financeiramente os canadianos na segunda vaga e lutar para corrigir as desigualdades que a pandemia expôs. O governo federal apresentou o seu plano económico e social para reconstruir o país depois da pandemia. Para os 9 milhões de pessoas que usaram o CERB na primeira vaga, Trudeau prometeu continuar a apoiá-los através de um novo subsídio de desemprego que é agora mais flexível. Os funcionários que voltaram a ser contratados pelas empresas também vão poder continuar a contar com o apoio do governo de 75% em cada ordenado até ao próximo verão. A nível empresarial Otava promete estender os empréstimos sem juros até $40,000 para ajudar as pequenas empresas e as organizações sem fins lucrativos na recuperação pós-pandémica. Os empréstimos vão ser autorizados para mais setores, nomeadamente turismo e vão prolongar-se durante mais meses.

Até 13 de setembro o governo federal já tinha pago mais de $ 35 mil milhões em subsídios para apoiar mais de 312.000 empresas.

Sobre as más condições de atendimento a idosos nos lares, Otava prometeu alterar o Código Penal e responsabilizar quem for negligente com idosos. Para os jovens, o governo promete investir mais em formação e ajudá-los a encontrar emprego.

Trudeau prometeu no seu discurso que o plano dos Liberais passa por continuar a diminuir as desigualdades entre homens e mulheres, combater as mudanças climáticas e o racismo sistémico. Os últimos divulgados pela Statistics Canada em julho indicam que a taxa de desemprego nacional é de 12.3%. Em maio a taxa de desemprego canadiana bateu um recorde e fixou-se nos 13.7%, foi o valor mais elevado em mais de 40 anos.

Os três principais partidos da oposição dirigiram-se à nação pouco depois do PM apresentar o seu plano e não pouparam nas críticas. Erin O’Toole do PC que testou recentemente positivo para a COVID-19 criticou o governo federal por ainda não ter aprovado um sistema de testes rápido.

Yves-François Blanchet, do Bloco Quebecois, que também testou recentemente positivo para a COVID-19, pediu ao governo federal para aumentar as transferências de saúde para as províncias. O líder do NDP, Jagmeet Singh, prometeu pressionar o governo para fazer mais para ajudar os canadianos a combater os problemas financeiros e de saúde das famílias.

Nos próximos meses, os parlamentares vão ter nove “dias de oposição”, nos quais os partidos da oposição se vão alternar para apresentar moções ou outros assuntos que desejam debater.

Joana Leal/MS

 

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

DONATE NOW

 

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER