Canadá

Trudeau: Moderna vai entregar 1,3 milhão de doses em março

O primeiro-ministro Justin Trudeau confirmou esta quarta-feira (24) que a Moderna vai cumprir a sua obrigação contratual de entregar 2 milhões de doses da vacina COVID-19 até ao final de março. Trudeau adiantou que a empresa, sediada em Massachusetts, ia enviar 460.000 doses durante a semana de 8 de março e 840.000 doses a partir de 22 de março.

Quando o primeiro-ministro canadiano revelou os números de entrega de vacinas da Moderna disse que o Canadá vai receber no primeiro semestre mais vacinas do que tinha sido prometido inicialmente.

milenio stadium - canada trudeau moderna
O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau – créditos: DR

 

A Pfizer, o outro fornecedor atual de vacinas do Canadá já confirmou que vai cumprir com o envio de quatro milhões de vacinas até ao final de março. Depois de a Moderna e a Pfizer entregarem as vacinas, o país vai ter doses suficientes para vacinar 3 milhões de pessoas com duas doses cada. A Pfizer interrompeu a entrega de vacinas por causa das obras na fábrica da Bélgica para aumentar a capacidade de produção, mas agora está a enviar centenas de milhares de doses por semana. Entre abril e junho a Pfizer deve entregar mais de 10 milhões de vacinas.

Segundo a ministra de Serviços Públicos e Compras depois do país receber cerca de 23 milhões de doses de vacinas, espera conseguir vacinar mais de 11 milhões de pessoas. O Canadá está atrás de grande parte do mundo ocidental no que diz respeito ao número de doses que foram administradas até agora.

Os EUA vacinaram cinco vezes mais pessoas per capita do que o Canadá e o Reino Unido vacinou 6,5 vezes mais pessoas. O líder conservador Erin O’Toole disse esta quarta-feira (24) que até ao final de março menos de 8% da população canadiana vai ser vacinada, um número muito baixo quando comparado com outros países do G7. O’Toole acusou Trudeau de criar um plano de compra de vacinas que garantiu uma terceira vaga de COVID-19 no Canadá. O líder conservador explicou que o país vai ter de vacinar 300.000 pessoas por dia para cumprir a meta do primeiro-ministro de vacinar todos que desejam receber uma vacina até setembro.

CBC/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER