Canadá

TransCanada cancela os projetos Energy East e Eastern Mainline

A TransCanada cancelou os planos dos projetos de oleoduto/gasoduto Energy East e Eastern Mainline que levariam a produção de areias betuminosas de Alberta para Québec e New Brunswick.

A empresa com sede em Calgary anunciou no mês passado que estava a suspender os seus esforços para obter aprovações regulatórias para os megaprojetos. Vai agora informar os reguladores federais e provinciais que já não irá avançar com os pedidos para os projetos.

“Depois de uma análise cuidadosa das mudanças nas circunstâncias, informaremos o Conselho Nacional de Energia que não vamos continuar com os nossos pedidos para os projetos Energy East e Eastern Mainline”, disse o CEO da TransCanada, Russ Girling, em comunicado de quinta-feira.

Ele acrescentou que a TransCanada também vai desistir de uma revisão ambiental do Québec.

O primeiro-ministro de New Brunswick, Brian Gallant, expressou desapontamento pelo cancelamento e disse que acredita que a decisão sobre o projeto é resultado de mudanças recentes nas condições do mercado mundial e o impacto negativo dos preços do petróleo mais baixos.

Enquanto isso, o presidente de Montreal, Denis Coderre, comemorou o anúncio da Energy East na quinta-feira, dando a entender numa série de tweets que grupos de cidadãos e políticos locais da área de Montreal desempenharam um papel fundamental para pôr fim ao projeto.

Coderre e inúmeros outros responsáveis eleitos haviam argumentado que os riscos ambientais associados ao projeto superavam os benefícios económicos.

Coderre também agradeceu os grupos indígenas locais pela sua liderança no processo do oleoduto.

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER