Canadá

Quem é Steven Del Duca, o novo líder do Ontario Liberal Party?

Steven Del Duca foi eleito líder do Ontario Liberal Party no passado sábado (7 de março), sucedendo a Kathleen Wynne. Del Duca tem agora uma tarefa monumental nas suas mãos enquanto trabalha para reconstruir o partido que foi dizimado nas eleições provinciais de 2018.

Steven Del Duca

De acordo com o seu site de campanha, Del Duca é um liberal ativo desde os seus 15 anos. Ele estudou Ciência Política e História Canadiana na Universidade de Toronto e na Universidade de Carleton. Del Duca também recebeu um Bacharelato em Direito da Osgoode Hall. O novo líder do Ontario Liberal Party já foi voluntário em campanhas, é presidente do campus club, manager de campanha e MPP e foi ministro dos Transportes da antiga Premier Wynne.

Filho de mãe escocesa e de pai italiano, Del Duca é a primeira geração canadiana. Ele vive em Woodbridge, em Vaughan, no coração da comunidade italiana da Região de York, com a sua esposa e com as suas duas filhas. Ele foi eleito como MPP em Vaughan em 2012 e mais tarde chegou ao Ministério dos Transportes e ao Ministério do Crescimento e Desenvolvimento Económico.

Nas eleições de 2018, Del Duca não conseguiu ser reeleito e perdeu para Michael Tibollo do Progressive Conservative Party. No seu discurso do passado sábado (7), antes de saber que tinha conquistado a liderança do partido, Del Duca reconheceu que teria muito trabalho a fazer se eventualmente conseguisse ser eleito. “O nosso caminho a seguir como liberais não será fácil, porque temos muito trabalho a fazer”, disse em Mississauga.

“Precisamos de arrecadar milhões de dólares. Temos que encontrar candidatos qualificados que reflitam a incrível diversidade de Ontário. E, mais importante, precisamos de forjar uma plataforma de ideias convincentes que voltem a inspirar as pessoas e que faça com que elas saibam que podem confiar em nós para governar. Queremos que eles confiem em nós para estarmos ao lado deles e lutar pelos seus interesses”, avançou aos jornalistas.

Apesar de assumir uma dívida de $10 milhões para ajudar a financiar a campanha, o Ontario Liberal Party sofreu em 2018 a pior derrota da sua história, perdendo o status oficial de partido e solicitando a renúncia de Kathleen Wynne.

Del Duca foi o mais bem-sucedido dos seis candidatos liberais no que toca a reunir doações para a sua campanha política e, segundo o Elections Ontario Data, juntou quase $480,000 em 2019 e até Março de 2020.

Em termos de prioridades se eventualmente for eleito o próximo Premier da província mais populosa do país, ele garante que “vamos precisar de reverter dramaticamente o dano que Doug Ford causou na educação e na luta climática”, prometeu.

Steven Del Duca tem 46 anos e é o primeiro italiano-canadiano a chegar à liderança do Ontario Liberal Party. No passado sábado (7) foi eleito com 58,8% dos votos.

O Ontario Liberal Party tem 163 anos de história e depois de ser eleito, Del Duca recebeu várias felicitações, inclusive do primeiro-ministro Justin Trudeau que disse “que muitos não vão apreciar o grande momento que [esta eleição] é para a comunidade italiana canadiana”.

Joana Leal/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

DONATE NOW