BlogCanadá

Partido Conservador escolhe novo líder no domingo

O Partido Conservador (PC) vai a eleições no próximo domingo (23 de agosto) e na corrida à liderança estão quatro candidatos. Pela primeira vez na história do PC concorre uma mulher de uma minoria étnica. Leslyn Lewis nasceu na Jamaica e emigrou para o Canadá com cinco anos. A candidata reside em Toronto e é advogada de profissão. Lewis cresceu em East York e é a mais jovem de seis irmãos.

 

Partido Conservador escolhe novo líder no domingo - milenio stadium - canada (1)
Candidatos: Erin O’Toole, Peter MacKay, Derek Sloan e Leslyn Lewis. Imagem: David Ganhão

 

Lewis é a única sem experiência política. Peter MacKay foi ministro da Justiça entre 2013 e 2015; Erin O’Toole foi ministro dos Veteranos em 2015 e Derek Sloan é MP de Ontário em representação da área de Lennox e Addington County. Todos os candidatos à sucessão de Andrew Scheer têm em comum três propostas: reduzir o tamanho do Governo, cortar a carga fiscal e combater o crime. As principais diferenças surgem ao nível da energia e do meio ambiente, das questões sociais e na recuperação económica no pós-pandemia.

Peter MacKay é o candidato que juntou mais dinheiro, quase $3,1 milhões em doações, segundo o último relatório de arrecadação de fundos apresentado pelos candidatos à liderança conservadora às eleições do Canadá. Erin O’Toole surge em segundo lugar com $2,5 milhões, Leslyn Lewis juntou $1,8 milhões e Derek Sloan $ 852.000. Leslyn Lewis conseguiu juntar um valor elevado para uma recém-chegada à política. Até 30 de junho, a batalha pela arrecadação de fundos parecia muito mais próxima, mas nas últimas semanas Peter MacKay surgiu na frente com mais 80% de fundos do que que Erin O’Toole. Embora O’Toole tenha mais doadores do que MacKay, o valor arrecado tende a significar mais do que o número de doadores.

A nível de regiões, MacKay tem vantagem em Ontário, Manitoba e nas províncias do Atlântico, talvez devido ao facto da sua cidade natal ser Nova Scotia. Já em New Brunswick e Prince Edward Island, Lewis foi quem conseguiu angariar mais dinheiro enquanto que Erin O’Toole liderou em Newfoundland and Labrador. MacKay e Lewis estão empatados nos três territórios do Norte com $ 12.000 cada. O’Toole é o campeão de arrecadação de fundos na Colúmbia Britânica com $375.000 arrecadados e tem uma vantagem maior em Alberta. Lewis foi quem juntou mais dinheiro em Saskatchewan e no Quebec Erin O’Toole surge na frente.

Este ano, devido à pandemia da COVID-19, a votação vai ser realizada pelo correio e cerca de 269, 469 membros vão poder votar nestas eleições. Um número recorde se tivermos em conta que são mais 10,000 pessoas do que em 2017, quando Andrew Scheer foi eleito.

Joana Leal/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

DONATE NOW