Canadá

Julie Payette toma posse como o 29º Governador Geral do Canadá

A ex-astronauta Julie Payette fez o juramento formal para se tornar o 29º Governador Geral do país, numa cerimónia tradicional no Parliament Hill. A representante da Rainha, de 53 anos de idade, tomou posse na Câmara do Senado.

O primeiro-ministro Justin Trudeau ficou ao lado de Payette quando ela fez o juramento de fidelidade de Governador-Geral e de comandante-chefe do Canadá e de Guardião do Grande Selo do Canadá.

Entre o público, estavam juízes do Supremo Tribunal, líderes políticos e indígenas e outros dignitários, incluindo ex-governadores gerais, vários ministros provinciais e amigos e familiares de Payette.

Uma das primeiras coisas que Payette prevê fazer como representante da Rainha no Canadá é abrir uma conta do Instagram. O seu antecessor, David Johnston, nunca teve uma, mas responsáveis do Heritage Canada dizem que Payette irá adicionar ao conjunto de redes sociais do Governador Geral. Ela também assumirá as contas oficiais do Facebook e do Twitter do antecessor.

Payette, astronauta, engenheira e empresária nascida em Montreal, foi acompanhada pelo seu filho de 14 anos, Laurier Payette Flynn. Os seus pais, irmãs e irmãos estavam entre os convidados que viram Payette assinar o livro de juramento e tomar o seu lugar no trono do Senado.

Após a cerimónia, Payette, o seu filho e outros dignitários tinham agendada uma visita ao Memorial da Guerra Nacional, onde o novo Governador Geral colocaria flores no túmulo do soldado desconhecido.

Payette teve a sua primeira audiência com a Rainha há menos de duas semanas, no Balmoral Castle, na Escócia, onde recebeu várias honras, incluindo a de Extraordinário Companheiro da Ordem do Canadá.

Na sua declaração de despedida, divulgada na sexta-feira, Johnston agradeceu aos canadianos pelo privilégio que teve em servi-los durante o seu mandato.

 

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER