Canadá

Health Canada aprova o primeiro teste rápido de COVID-19

Os reguladores da Health Canada aprovaram terça-feira (6) outro teste rápido à COVID-19. A Abbott Laboratories, com sede nos EUA, pode agora vender e distribuir testes rápidos à COVID-19 no Canadá.

O governo federal vai comprar mais de 20 milhões de testes aos Laboratórios Abbott nas próximas semanas e os testes podem produzir resultados em menos de 20 minutos. A ministra de Serviços Públicos e Compras, Anita Anand, explicou que os testes vão poder ser usados por farmácias e consultórios médicos.

A Food and Drug Administration dos EUA já tinha aprovado dois tipos de teste rápido à COVID-19, mas a Health Canada não tinha aprovado nenhum dos dois. Vários especialistas em saúde pública e o Premier de Ontário Doug Ford têm pressionado Otava a autorizar mais opções de testes para aliviar os centros de teste que têm vindo a acumular milhares de amostras nas últimas semanas devido ao aumento da procura por testes.

milenio stadium - canada teste covid-cda
A ministra de Serviços Públicos e Aquisições, Anita Anand, anunciou na terça-feira (6), que o governo federal poderia solicitar até 20,5 milhões de novos testes rápidos dos Laboratórios Abbott, dos EUA. (Adrian Wyld / Canadian Press)

 

A ministra sublinhou que os novos testes rápidos que foram aprovados pela Health Canada não vão substituir o tradicional teste de swab, mas pretendem apenas ajudar as províncias e os territórios a acompanhar o aumento da procura por testes. A encomenda de mais de 20 milhões de testes rápidos vai permitir fazer 200,000 testes por dia até ao final do ano.

Mais de oito milhões de testes vão ser distribuídos por todo o país até dezembro e se o teste se revelar eficiente o Canadá vai comprar mais 12 milhões de testes aos laboratórios americanos. O governo espera assim detetar os casos mais cedo e permitir que quem tiver resultado negativo volte ao trabalho ou à escola o mais rápido possível.
A ministra da Saúde, Patty Hajdu, disse que o novo teste rápido vai ser vantajoso para comunidades remotas onde o acesso a testes de laboratório é limitado. A Health Canada já tinha aprovado outro teste rápido na semana passada, o ID NOW, que é o teste molecular que tem sido usado para examinar a equipa do Presidente dos EUA na Casa Branca desde abril.

CBC/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

DONATE NOW