Canadá

Governo federal propõe imposto sobre marijuana de pelo menos 1 dólar por grama, mais GST

Alguém que esteja a planear comprar marijuana legal no próximo ano deve preparar-se para pagar ao coletor de impostos, pelo menos 1 dólar por cada grama, mais GST.

O esquema de imposto federal proposto, anunciado na sexta-feira, estará disponível para comentários públicos até 7 de dezembro, numa altura em que o Canadá se prepara para legalizar a droga no próximo verão.

O plano adicionará um imposto especial sobre o consumo de 1 dólar por grama, ou 10 por cento do preço de retalho final, o que for mais alto, com as receitas a serem divididas igualmente entre Otava e as províncias.

O GST também será aplicado, pelo que se o preço de venda a retalho de uma única grama de marijuana for de 8 dólares, os consumidores pagarão um imposto especial de 1 dólar e 1,17 dólares em GST, totalizando um preço final de 10,17 dólares.

Os impostos seriam cobrados tanto para a marijuana fresca e seca, quanto os óleos e sementes e plantas utilizadas para o cultivo doméstico.

Segundo o deputado liberal Bill Blair, o líder do governo para a legalização da marijuana, as discussões ainda estão em curso, observando que o período de consulta terminará ainda antes de os ministros das finanças provinciais e territoriais se reunirem a 10 e 11 de dezembro, em Otava, para se sentarem à mesa com o homólogo federal Bill Morneau.

Os municípios, entretanto, indicaram recentemente que merecem uma parcela das receitas.

O governo já se comprometeu com recursos para os municípios, incluindo 81 milhões de dólares para serviços policiais municipais e indígenas para ajudar a compensar o custo de formação e recursos adicionais.

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER