Canadá

Governo do Ontário começa processo para criar lojas de canábis geridas pelo LCBO

Os municípios do Ontário saberão nas próximas semanas se uma loja de canábis administrada pela província poderá ficar localizada na sua comunidade.

Numa carta enviada aos municípios da província na sexta-feira, o ministro das Finanças, Charles Sousa, disse que a implantação das lojas do Ontário visa alcançar a distribuição geográfica correta em toda a província e reduzir o número de dispensários ilegais de marijuana que abriram desde que o governo federal anunciou que iria legalizar a marijuana no próximo verão.

Sousa explicou que uma subsidiária do Liquor Control Board of Ontario (LCBO) irá administrar as lojas e a própria agência supervisionará o processo de planeamento para estabelecer as suas localizações.

Sousa informou ainda que o LCBO notificará os municípios sobre os locais de compras de canábis propostos nas próximas semanas e trabalhará com autoridades em cada comunidade para resolver quaisquer preocupações.

O público também será notificado sobre as localizações das lojas propostas e será solicitado a deixar comentários diretamente ao LCBO.

Segundo Sousa, nenhuma das lojas de retalho estará localizada perto de escolas.

O governo federal introduziu legislação em abril com o objetivo de legalizar e regulamentar o uso de marijuana recreativa até 1 de julho de 2018, mas deixou a opção às províncias para, individualmente, projetarem os seus próprios sistemas de distribuição e regulamentos de uso.

O Ontário foi a primeira província a anunciar um plano detalhado para vender e distribuir marijuana recreativa e vai estabelecer a idade legal para compra nos 19 anos.

A província prevê a criação de cerca de 150 lojas autónomas de canábis até 2020.

A primeira onda de 40 lojas abrirá em 2018, com esse número a subir para 80 lojas até julho de 2019.

De acordo com a província, o consumo de erva legal não será permitido em espaços públicos ou locais de trabalho e deve ser confinado a residências privadas.

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER