Canadá

Dois terços dos canadianos pensam que o período de perguntas é “teatro político”

De acordo com uma nova pesquisa, 65% dos canadianos pensam que o período de perguntas é “manifestamente um teatro político que deve ser melhorado”.

A pesquisa, que foi encomendada pela CTV e conduzida pela Nanos Research entre 27 e 29 de dezembro de 2017, contou com 1000 pessoas em todo o país e tem uma margem de erro de mais ou menos 3.1 pontos percentuais.

Na pesquisa, 24% dos entrevistados acreditam que o período de perguntas “é uma maneira eficaz de responsabilizar o governo”, enquanto apenas cinco por cento disseram que é “irrelevante”. Seis por cento não tinham certeza.

De acordo com o Compendio de Procedimento da Câmara dos Comuns, o “objetivo principal do Período de Perguntas é obter informações do Governo e chamá-lo para dar conta das suas ações”. Oficialmente conhecido como “Perguntas orais”, ocorre em cada dia de sessão do parlamento.

A Nanos disse que a perceção popular do período de perguntas poderia ser melhorada se o Canadá adotasse um sistema semelhante ao parlamento da Grã-Bretanha, onde, sob uma convenção constitucional, o primeiro-ministro aparece para o “Período de perguntas” para responder às perguntas dos deputados durante a tarde de quarta-feira. O primeiro-ministro Justin Trudeau geralmente reserva as quartas-feiras para estar presente no período de perguntas, a menos que ele esteja fora da cidade.

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

DONATE NOW

 

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER