Canadá

Censos 2021 envio online do questionário facilita participação dos canadenses

Esse ano os canadenses puderam responder online, em poucos minutos, as perguntas do Censos 2021. Uma mudança pioneira, possibilitada pela pandemia, e que parece ter sido aprovada pela população, já que, segundo o diretor-geral da Statistics Canada responsável pelo Censos, Geoff Bowlby, a participação foi maior do que a agência esperava, com respostas online vindas de algumas comunidades remotas do país pela primeira vez. O prazo para envio das informações se encerrou na última terça-feira (11).

Censos 2021 envio online do questionário-canada-mileniostadium

O diretor-geral disse que nos anos anteriores a agência presumia que partes remotas do país não tinham cobertura de internet suficiente para permitir respostas online, mas esta edição provou que essa teoria não se aplica mais a realidade. O processo online também facilita o processamento de todos os dados recolhidos no país. A expectativa inicial era de que oito em cada 10 pessoas respondessem ao censo online, mas esse número pode mudar, e ser maior, uma vez que Bowlby observou que menos pessoas solicitaram questionários em papel, o que era uma possibilidade para quem tivesse dificuldades no acesso à Internet.

Milhares de residências do Canadá receberam nas últimas semanas pelo correio o formulário oficial do Censos 2021. O documento, que chegou a cerca de 15 milhões de lares, segundo dados oficiais, continha um código de acesso para que o questionário fosse respondido online. Pelo menos 75% dos canadenses receberam o questionário resumido que levava alguns minutos para ser respondido. Aos outros 25% foi enviada a versão longa que demandava cerca de meia hora para ser preenchida.

O Censos nacional da população é realizado no Canadá a cada cinco anos e objetivo do governo é recolher informações gerais sobre a diversidade da população para que desse modo possa ser realizado o planejamento de diferentes serviços públicos, como acesso à saúde, educação e transporte, por exemplo.

Este ano, Anil Arora, Chief Statistician of Canada, considera que o levantamento desses dados acontece num momento fundamental já que a pandemia de Covid-19 provocou mudanças na maneira como os canadenses estão vivendo, trabalhando e se deslocando. Ele afirmou: “Obter esse registro instantâneo da sociedade, agora, é absolutamente crucial. Todas essas tendências que estão acontecendo neste momento são realmente importantes para tomarmos nota porque muitos formuladores de políticas públicas vão olhar para a situação atual e ver o que deve ser levado adiante e o que precisa ser mudado”.

Os canadenses responderam a perguntas como qual o idioma é falado em casa e onde receberam a sua educação. Entre as novas questões estava uma sobre gênero, que dava aos entrevistados a oportunidade de se identificarem como transgêneros ou não binários. No último Censos, havia apenas duas opções listadas sob o sexo de uma pessoa: masculino ou feminino. Isso significava que aqueles que se identificam como não binários ou transgêneros não eram capazes de responder e, portanto, não eram representados. O novo critério foi introduzido depois da agência canadense ter consultado indivíduos transgêneros e comunidades LGBTQ2.

Neste ano, como forma de estimular as pessoas na hora de responderem o questionário, foram lançadas diferentes trilhas sonoras com canções de artistas de todo o país, para que os canadenses pudessem ouvir música e conhecerem os talentos nacionais, enquanto respondiam às perguntas.

A participação no Censos é obrigatória e quem por alguma razão não o fez, pode receber a visita de um agente da Statistics Canada em casa nos próximos meses para coletar as informações. A lei estipula que uma pessoa que se recusa a preencher um questionário pode ser multada em até $ 500. O governo garante a confidencialidade das informações fornecidas. Os resultados obtidos pelo Censos devem ser divulgados no início do próximo ano.

Lizandra Ongaratto/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER