Canadá

Pedidos de cidadania canadiana crescem depois que o governo flexibilizou algumas das regras

Houve um aumento nos pedidos para obtenção da cidadania canadiana, depois que o governo relaxou as regras em torno dos requisitos de residência e proficiência linguística neste outono.

Os dados do departamento da Imigração, Refugiados e Cidadania, fornecidos à CBC News, mostram que houve uma média de 3653 pedidos por semana nos seis meses anteriores às mudanças ocorridas em 11 de outubro.

Esse número disparou para 17 500 pedidos na semana após o início dos novos requisitos. Houve 12 530 pedidos enviados na semana seguinte, mas os dados para as semanas subsequentes ainda não estão disponíveis.

“Reduzir o requisito de presença física dá mais flexibilidade aos candidatos para cumprir os requisitos para a cidadania e incentiva mais imigrantes a seguir o caminho para a cidadania”, disse a porta-voz da Imigração, Refugiados e Cidadania, Nancy Caron. “Isso ajuda os indivíduos que já começaram a construir vidas no Canadá a alcançar a cidadania mais rapidamente”.

Nos últimos anos, houve uma média de 200 mil pedidos de cidadania submetidos a cada ano.

São esperadas flutuações nas taxas de requerimentos, após as mudanças das regras, para que o departamento coloque os recursos em vigor para lidar com o “aumento da capacidade” e manter os tempos de processamento abaixo do padrão de serviço de 12 meses, disse Caron.

Andrew Griffith, ex-funcionário sénior de imigração, autor e colega do Canadian Global Affairs Institute, disse que é muito cedo para saber se a subida dos números representa uma explosão ou é parte de uma tendência de longo prazo. Mas ele acredita que uma taxa crescente de pedidos de cidadania promove a coesão social e alivia as tensões da comunidade, pois os imigrantes têm uma ligação mais profunda com o país e com a sociedade canadiana.

As novas regras incluem:

  • A duração requerida de presença física no Canadá é reduzida de quatro em seis anos para três em cinco anos.
  • Uma parcela do tempo gasto no Canadá, antes do estatuto de residente permanente, contará para requisitos de residência, o que dará crédito a trabalhadores temporários e estudantes.
  • O intervalo de idade para os requisitos de língua e conhecimento é reduzido para 18 a 54 anos, em contraste com o requisito anterior de 14 para 64.

Mas Griffith refere que as taxas elevadas continuam a ser uma barreira para alguns se candidatarem à cidadania, especialmente aqueles nas categorias de reunificação familiar ou refugiados com mais dificuldades financeiras.

Aumento da taxa de processamento

A taxa de processamento subiu para 630 dólares em 2014-2015, que inclui uma taxa de “direito de cidadania” de 100 dólares. Essa taxa ainda é mais baixa do que as taxas praticadas no Reino Unido, nos EUA e nos Países Baixos, mas é maior do que aquela na Nova Zelândia, Alemanha, Austrália e França.

Griffith observou que a redução de custos refletiria o fato de que promover a cidadania não proporciona apenas benefícios pessoais, mas um benefício para a maior sociedade canadiana quando as pessoas podem participar plenamente, inclusive no processo político.

O ministro da Imigração, Ahmed Hussen, que apontou as mudanças para entrarem em vigor em outubro, disse que agora o caminho para alguém se juntar à “família canadiana” é muito mais fácil e flexível.

As pessoas podem ser consideradas não elegíveis para a cidadania canadiana se tiverem antecedentes criminais ou estiverem a enfrentar acusações dentro ou fora do Canadá, ou se tiveram cidadania recusada ou revogada no passado.

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER