Canadá

Barry Sherman entre os mais recentes escolhidos para receber a Ordem do Canadá

O farmacêutico canadiano, cuja morte súbita no início deste mês está envolta em mistério, é um dos mais recentes escolhidos para receber a Ordem do Canadá.

A governadora-geral Julie Payette anunciou na sexta-feira as 125 novas nomeações para a maior honra civil do Canadá, uma lista que incide sobre canadianos com provas dadas no mundo da ciência e medicina, incluindo Bernard “Barry” Sherman, cuja empresa de medicamentos genéricos Apotex fez com que ele e a sua esposa, Honey, figurassem entre as pessoas mais ricas do Canadá.

Barry e Honey foram encontrados mortos na sua casa de Toronto, em 15 de dezembro, com as suas mortes a serem consideradas “suspeitas”.

Sherman foi nomeado pelo seu empreendedorismo na indústria farmacêutica, bem como pelo seu apoio filantrópico à educação e outras instituições de caridade.

A Ordem do Canadá não pode ser concedida a alguém depois da morte, mas Sherman foi nomeado há mais de seis meses. O conselho consultivo da Ordem do Canadá, que decide quem recebe o prémio, concedeu a honra na sua reunião de novembro. Payette assinou a nomeação antes da morte do empresário.

Uma porta-voz do Rideau Hall diz que um membro da família pode representar Sherman na cerimónia de investidura, a realizar em algum momento de 2018.

O Rideau Hall publica as listas de novos escolhidos para receber a Ordem do Canadá duas vezes por ano. Em 2015, o governo federal fez um compromisso de 13 milhões de dólares, ao longo de cinco anos, para rever todas as honras do país, incluindo a melhoria da representação entre os prémios, como a Ordem do Canadá.

Um pouco mais de um terço dos nomes na lista de sexta-feira são femininos. Desde a sua criação em 1967, 27 por cento dos nomeados foram mulheres.

Entre os conhecidos canadianos na lista: William Shatner, famoso pelo seu papel como capitão Kirk em Star Trek (Caminho das Estrelas) e o realizador de cinema do Quebeque, Denis Villeneuve, ambos nomeados como oficiais da ordem, enquanto que a cantora e compositora Jann Arden passa a ser um membro.

A lista também apresenta 14 beneficiários indígenas, incluindo chefes, líderes comunitários e artistas. Entre eles, Frederick Sasakamoose, que foi o primeiro jogador indígena na NHL, e o Chefe Robert Joseph, que lidou com o racismo e a intolerância com os povos indígenas no Canadá e atualmente está a ajudar a liderar os esforços de reconciliação.

Os ex-juízes do Supremo Tribunal, Louis LeBel e Thomas Cromwell, foram escolhidos para receber o título de companheiros da ordem, o mais alto dos três níveis reconhecendo a proeminência nacional ou conquistas internacionais.

Um oficial da ordem é o grau médio, reconhecendo o serviço nacional ou uma realização, enquanto um membro da ordem é reconhecido pelas contribuições marcantes a nível local ou regional, ou num campo especial.

Os juízes não podem ser nomeados para a ordem enquanto ainda estão no tribunal. LeBel aposentou-se em 2014 e Cromwell em 2016.

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER