Brasil

“Índios estão a tornar-se seres humanos como nós”. Bolsonaro em nova polémica

Ativistas indígenas estão revoltados e prometem processar o presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, por racismo, depois de este ter dito que os índios “estão cada vez mais a tornar-se seres humanos”.

Numa das habituais transmissões semanais em direto no Facebook, na quinta-feira, Bolsonaro afirmou: “Os índios estão a mudar, sem dúvida… São cada vez mais seres humanos como nós. Então, vamos fazer o índio se integrar à sociedade e realmente possuir sua terra indígena. É isso que queremos aqui”.

O comentário, em consonância com outras declarações anti-indígenas do presidente brasileiro, provocou a reação imediata de ativistas que veem Bolsonaro como uma ameaça.

Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB), organização não-governamental que reúne várias representações, conforme anunciado pela sua coordenadora executiva, Sonia Guajajara.

Sonia Guajajara, uma das mais importantes líderes indígenas do Brasil e coordenadora executiva da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB), organização não-governamental que reúne várias representações, vai processar o presidente pelo crime de racismo. “Nós, povos indígenas, originários desta terra, exigimos respeito! Bolsonaro mais uma vez rasga a Constituição ao negar nossa existência enquanto seres humanos. É preciso dar um basta a esse perverso!”, escreveu Guajajara no Twitter.

Leia mais em JN

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

DONATE NOW