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Teste, teste, 1, 2, 3…

A BLAST FROM THE PAST

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Crédito: Armando Terra

 

Basicamente, um microfone é um aparelho que converte sons ou ondas energéticas mecânicas em ondas de energia elétricas. Quando som é detetado por um microfone, o diafragma, que está preso a um aparelho, cria uma corrente elétrica diretamente proporcional às ondas de som que tinham sido criadas.

O primeiro microfone foi um transmissor de telefone descoberto por Alexander Graham Bell em Brantford, Ontário, em 1876. Mais tarde, Bell disse apenas ter tido a ideia do conceito em Brantford e, subsequentemente, a patente e a produção final não foram em Brantford. O primeiro exemplar de Bell era muito desajeitado, líquido, e honestamente não era de um uso muito prático. 10 anos mais tarde, Thomas Alva Edison (fundador da General Electric e o amigo mais próximo de Henry Ford), inventou o primeiro microfone de carbono. O microfone de carbono revolucionou as transmissões e foi usado essencialmente em transmissores dos telefones até meados de 1970.

Eventualmente esta tecnologia foi substituída por componentes de cerâmica e elementos da Piezo-Electric. Devido à limitação do alcance da frequência, os microfones de carbono não reproduziam a media de música de forma eficaz. E.C. Wente of Bell Laboratories desenvolveu um microfone condensador em 1916. Esta tecnologia requeria um amplificador integral a ser construído dentro do microfone, no qual apanharia sinais fracos ou a desaparecer. Como resultado, os microfones condensadores foram usados durante a transmissão de filmes e de rádio. Mais tarde, em 1931, os microfones dinâmicos ou de bobina móvel foram inventados por Wente uma vez mais, juntamente com A.C. Turas, ambos da Bell Laboratories. Novamente em 1931, a RCA (Corporação de Rádio da América) introduziu o microfone de fita, o qual se tornou num dos mais populares rapidamente e era usado tanto para transmissões, como para gravação de voz. Naquela altura, foi considerado o melhor aparelho e com o som mais natural até aquele dia. Algumas das desvantagens incluem a sua massa, 3.6Kg e o facto de que podia incorrer em danos graves de stress de choque ou simplesmente por soprar com muita força.

Outro tipo é o conhecido cristal ou microfone de cerâmica, o qual foi inventado por C.M. Chorpening e F.H. Woodworth of the Astatic Corporation. Eles descobriram que poderiam fazer um microfone de sal Rochelle e ou de cristais Piezelétricos. E que quando as ondas sonoras embatiam nos cristais, eles vibravam e criavam corrente elétrica.

Microfones foram criados a partir de diferentes materiais, técnicas de visual e estilo. O processo do fabricante muda dependendo do tipo de microfone a ser produzido. Todos os microfones, não importa o tipo, têm três peças em comum. Um corpo em formato de cápsula que aloja os elementos do microfone, fios interiores e conectores, e por último um corpo que encapsula a montagem inteira. Normalmente, a caixa é formada por um substrato de metal fino ou por uma moldura de plástico ejetada. A matriz mecânica é uma imagem invertida da caixa geométrica. A pressão hidráulica força o substrato de alumínio na matriz e todo o material em excesso é cortado e descartado. A injeção de molde envolve pellets de plástico sendo derretidos e alimentados num molde fechado, então arrefecidos em água e finalmente retirados do molde. Os seguintes exemplares fazem parte da minha coleção:

  1. American Shure Brother 55SW – Microfone errogado multidirecional, desenhado originalmente em 1939 e ainda é produzido nos dias de hoje. Também conhecido como o The Unydine 55.
  2. AIWA M18 Crystal Pill Microphone – Com etiqueta “CKDS”, FM. Vintage dos anos 1950, completo com berço e caixa imaculada e condição geral, japonês.
  3. AIWA Dynamic Microphone DM-20 – Vintage dos anos 1960, microfone japonês, completo com dois pinos para entrada de cabo jack 4”.
  4. Shure 315 Ribbon Microphone – feito na américa por Shure Brothers. Errogado e compacto com excelente alcance bidirecional. Originalmente introduzido em 1952 e descontinuado em 1977.
  5. Vintage dos anos 1960, Japanese Monarch TM16 Microphone – Este modelo particular foi introduzido por Calrad no Japão e mostra sinais clássicos de decoração e desenho italiano naquela época.

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Simply, a microphone is a device which converts sound or mechanical energy waves into electrical energy waves. When sound is detected by a microphone, the diaphragm, which is coupled to a device, creates electrical current directly proportional to the sound waves which have been created.

The first microphone was a telephone transmitter discovered by Alexander Graham Bell in Brantford, Ontario in 1876. Bell later added he only had thought of the concept in Brantford and subsequently, the patent and final production was not in Brantford. The first example by Bell was very clumsy, liquid, and frankly, not a very practical device. 10 years later, Thomas Alva Edison (Founder of General Electric and Henry Ford’s closest friend) invented the first carbon microphone. The carbon microphone revolutionized transmission and was used primarily in telephone transmitters well into the 1970’s.

Eventually, this technology was replaced by Piezo-Electric ceramic components and elements. Due to its limited frequency range, the carbon microphone did not reproduce music media effectively. E.C. Wente of Bell Laboratories, developed the condenser microphone in 1916. This technology required an integral amplifier to be built within the microphone, which would pick up weak or faint signals. As a result, condenser microphones were used during the movies and radio broadcasting. Later in 1931, the dynamic or moving coil microphone was invented by Wente once again, along with A.C. Turas, both of Bell Laboratories. Also, in 1931, RCA (Radio Corporation of America) introduced the ribbon microphone which quickly became one of the most popular and widely used in both broadcasting applications and voice recording.

At that time, it was considered to be the best and most natural sounding device of the day. Some disadvantages included its mass, 3.6kg and could incur severe damage from shock stress or merely blowing into it too hard.

Another type known as a crystal or ceramic microphone was invented by C.M. Chorpening and F.H. Woodworth of the Astatic Corporation. They discovered that they could make a microphone from rochelle salts and or Piez-Electric crystals. They discovered when sound waves struck the crystals, they actually vibrated and created electric current.

Microphones have been manufactured using different materials, techniques, designs, and finishes. The manufacturing process varies depending on the type of microphone being produced. All microphones no matter what type, have three common parts; a capsule housing the element of the microphone, internal wiring harness and connectors, and lastly a housing which incapsulates the entire assembly. Normally, the case is formed from a thin metallic substrate or mould injected plastic. The mechanical die is an inverted mirror image of the case geometry. A hydraulic punch forces the aluminium substrate into the die and all excess material is cut and discarded. Mould injection involves plastic pellets being melted and fed into an enclosed mould, then cooled by water, and finally released from the mould.

 

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Crédito: Armando Terra

 

The following are examples from my collection:

  1. American Shure Brother 55SW – Rugged unidirectional microphone, originally designed in 1939 and it is still produced today. Also known as The Unydine 55.
  2. AIWA M18 Crystal Pill Microphone – With call sign flag “CKDS”, FM. Vintage 1950’s, complete with cradle and pristine case and overall condition, Japanese.
  3. AIWA Dynamic Microphone DM-20 – Vintage 1960’s, Japanese microphone, complete with 2Pin to 4” jack cable port.
  4. Shure 315 Ribbon Microphone – American made by Shure Brothers. Rugged and compact with excellent bi-directional pickup. Originally introduced in 1952 and discontinued in 1977.
  5. Vintage 1960’s Japanese Monarch TM16 Microphone – This particular model was produced by Calrad in Japan and it shows signs of classic Italian deco design of the era.

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