BlogEntretenimento

Morre o escultor modernista João Cutileiro

artista/Escultor

João Cutiileiro  -portugal-mileniostadium
DR.

Morreu o escultor João Cutileiro. Tinha 83 anos. Em declarações à agência Lusa, a diretora regional da Cultura do Alentejo, Ana Paula Amendoeira, revelou que o escultor se encontrava internado num hospital em Lisboa, devido a graves problemas respiratórios.

João Cutileiro é autor de diversas obras polémicas, entre as quais o Monumento ao 25 de Abril, no Parque Eduardo VII, em Lisboa, e a escultura de D. Sebastião, em Lagos, erguida em 1970. O escultor foi condecorado com a Ordem de Sant’Iago da Espada em agosto de 1983 e recebeu o Doutoramento Honoris Causa pela Universidade de Évora e pela Universidade Nova de Lisboa.

João Cutiileiro  -portugal-mileniostadium
João Cutiileiro. DR.

Nascido em Lisboa, Cutileiro viveu em Évora desde 1985, onde trabalhou. Entre 1946 e 1950 frequentou ateliers de personalidades como António Pedro, Jorge Barradas e António Duarte e em 1951, com apenas 14 anos, fez a sua primeira exposição individual.

Em 2018 o Governo atribuiu ao artista a medalha de mérito cultural, numa cerimónia onde foi formalizada a doação do espólio de João Cutileiro ao Estado.

Kika/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER