BlogEntretenimento

Ho! Ho! Ho!

O Pai Natal é uma figura mágica; alegre, com barbas brancas, vestido de vermelho – com o seu casaco vermelho, calças vermelhas, gorro vermelho, botas pretas, cinto preto e com uma gola forrada de pelo. O saco sobre o seu ombro carregado de presentes para as crianças bem comportadas, os quais são entregues bem tarde na Véspera de Natal (24 de dezembro) ou bem cedo na manhã de Natal (25 de dezembro). O Pai Natal também é conhecido por outros nomes, como São Nicolau, Kris Kringle, Santa Claus ou Santo Nick.

O Pai Natal moderno é baseado em tradições e eventos à volta do Grego Bispo Santo Nicolas, que viveu no século IV. A figura holandesa do “Sinterklaas” e a figura britânica “Father Christmas”, também contribuíram para o Pai Natal moderno. De acordo com o poder da magia, em cada Natal, o Pai Natal prepara a lista das crianças bem comportadas que irão receber um presente. A sua lista é tendenciosa e favorece as melhores crianças, com muitos brinquedos e doces para eles. Infelizmente, crianças mal comportadas apenas recebem um pedaço de carvão na meia. Os brinquedos entregues são todos fabricados no Pólo Norte, pelos seus funcionários Elfos, durante 364 dias do ano. O Pai Natal também tem acesso ao seu trenó mágico, que é puxado pelas suas renas voadoras, Corredora, Dançarina, Empinadora, Raposa, Cometa, Cupido, Trovão, Relâmpago e Rudolfo (com o nariz vermelho brilhante), que é o líder para iluminar o caminho. Tanto o Pai, como a Mãe Natal, vivem no Pólo Norte e não têm filhos.

Crianças geralmente escrevem cartas ao Pai Natal, e nos dias de hoje, o progresso da sua viagem pode ser visto através de um smartphone ou tablet na Véspera de Natal. As crianças várias vezes deixam um copo de leite e bolachas para o Pai Natal e até cenouras para as suas renas. Foi dito que ele mantém a “lista boa” e a “lista má”, para ajudar a traçar a sua rota. Crianças devem ter o melhor comportamento para conseguirem receber presentes e esta lista foi imortalizada em 1934 com uma música de Natal, “O Pai Natal está a vir para a cidade” – “Está a fazer uma lista, vai verificar duas vezes; vai descobrir quem foi maroto ou bom, o Pai Natal está a vir para a cidade. Ele vê-te a dormir, sabe quando estás acordado, sabe se foste mau ou bom, então sê bom por amor de Deus!”.

A minha recoleção de Natal no Pico é bastante diferente do que eu descrevi. Os eventos de Natal eram mais religiosos por natureza – o presépio, com musgo, com a manjedoura e estatuetas do menino Jesus, animais e os Três Reis Magos, estava sempre bem iluminado e era mágico para mim quando criança. A missa da meia-noite era obrigatória, não importa o quão cansado eu estava. Os presentes eram poucos, muitas vezes feitos à mão e cada criança apenas recebia um ou dois. Definitivamente um vasto contraste dos dias de hoje, onde tudo é comercializado com manias, como o conhecido “Boxing Day” durante todo o mês de dezembro.

Boas festas para todos!

Ho! Ho! Ho-toronto-mileniostadium
DR.

Os presentes do Pai Natal a seguir são da minha coleção privada:

  • Pai Natal Mecânico Alps de 1960s – Enrolado, feito no Japão com caixa original e recibo da Western Auto Store, datado de outubro de 1963. Custo de 87 cêntimos mais três cêntimos de taxa.
  • Pai Natal Mecânico da Alps com saco sobre o seu ombro de 1960s – Feito no Japão com caixa original e recibo da S.S. Krege, datado de 4 de dezembro de 1963, custo de 77 cêntimos e mais 3 cêntimos de taxa.
  • Cherio Toy e Game Company de Toronto, Ontário de 1950s – Pai Natal figurante e rena única, completo com trenó. Feito de plástico bastante colorido. Caixa bastante rara original.
  • 1945 – 1952, Alps e Pai Natal de celuloide no trenó – Feito no Japão ocupado. Caixa original, sem dano visível ao celuloide ou ao trenó de ferro.
  • 1960s, Pai Natal Mecânico com campainha que toca, feito no Japão e em excelente condição a funcionar. Caixa original com poucos sinais de uso devido à sua exposição na prateleira.

Se pretende receber mais informações ou tem uma coleção a partilhar, ou até peças para vender, pode contactar-me por email em: [email protected].

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Não perca também
Close
Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER