BlogFYI

“Azul Elétrico”

FYI

Azul Elétrico-indonesia-mileniostadium

Um dos países mais densamente povoados do mundo, a Indonésia, tem uma população estimada em mais de 267 milhões de pessoas. A grande maioria delas tem cabelos e olhos escuros, com exceção de um único lugar: a ilha Buton, onde uma tribo indígena tem olhos de uma impressionante coloração azul.

O motivo dessa característica é uma condição hereditária conhecida como Síndrome de Waardenburg. Conjunto de sintomas que afeta cerca de uma em 42 mil pessoas, a doença é caracterizada por um grau de perda auditiva e deficiências de pigmentação, que podem incluir olhos azuis brilhantes, ou um único olho azul e outro preto ou castanho.

Azul Elétrico-indonesia-mileniostadium

Condição rara

Descrita pela primeira vez pelo oftalmologista holandês Petrus Johannes Waardenburg, a condição genética que ficou marcada pelo seu nome é causada por mutações em qualquer um dos vários genes que afetam o funcionamento das células da crista neural no desenvolvimento embrionário.

O geólogo e fotógrafo amador indonésio Korchnoi Pasaribu foi à ilha Buton e registou imagens impressionantes do efeito visual da Síndrome de Waardenburg nos membros da tribo local.

A ilha Buton, localizada na região de Sulawesi ou Celebes, na Indonésia, é o lar do povo Buton. Muitos desses nativos sofrem da Síndrome de Waardenburg, e têm olhos azuis elétricos (um ou ambos).

Kika/Ms

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER