Açores

Obras de Joel Neto adaptadas ao teatro

A companhia teatral Narrativensaio, de Matosinhos, anunciou a estreia no primeiro trimestre de 2019 de A Vida no Campo, um espectáculo inspirado nos livros Arquipélago e A Vida no Campo, do açoriano Joel Neto.

Com texto do próprio Joel Neto e de Catarina Ferreira de Almeida, a peça, uma co-produção Narrativensaio/Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão, conta com encenação de Luísa Pinto, interpretações de António Durães e Filipa Guedes e participação especial do jornalista e radialista Fernando Alves.

A estreia nacional está prevista para Vila Nova de Famalicão (Casa das Artes, 21, 23 e 23 de Março), seguindo-se actuações em Almada e Bragança, entre outras cidades. Praia da Vitória será um dos palcos açorianos a receber o espectáculo, a 4 de Maio de 2019, no Auditório do Ramo Grande.

Mas as novidades para 2019 não param por aqui. Para além da estreia no teatro, Joel Neto tem preparados os lançamentos de quatro novos livros de diferentes géneros.

Em Janeiro, dará à estampa o conto “Só tinha Saudades de Contar Uma História”, uma edição especial Cultura Editora. Já em Maio, e com a mesma chancela, volta às livrarias a saga A Vida no Campo, cujo segundo volume traz o subtítulo Os Anos da Maturidade.

Também ainda antes do Verão chegará ao mercado o livro “Muito Mais do Que Saudade”, o resultado literário do projecto As Palavras do Regresso, da autoria de Joel Neto e Catarina Ferreira

de Almeida. Patrocinada pela FLAD- Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento, a iniciativa conta ainda com o blog As Palavras do Regresso, em actividade desde a última Primavera, extensões no Diário de Notícias e no Diário Insular (parceiros de media) e um documentário do cineasta e antropólogo Arlindo Horta, a lançar em simultâneo com o livro.

Para o final do ano 2019 está marcada a publicação de um volume especial, ainda sem título, sobre a história e o legado da base americana das Lajes, numa iniciativa da Comissão de Trabalhadores da Base das Lajes igualmente patrocinada pela Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento. Catarina Ferreira de Almeida também fará uma colaboração. Bem antes disso, em Abril, é publicada nova edição da colectânea de contos Quilómetro Zero, com participação do autor terceirense.

Entretanto, três sessões no novo festival Arquipélago de Escritores, em Ponta Delgada, constituem um dos pontos altos da agenda de Joel Neto até ao final do ano 2018. A 17 de Novembro, o autor de Meridiano 28 participa numa sessão de autógrafos colectiva na Livraria Leya/ Solmar, seguindo daí para a Câmara Municipal de Ponta Delgada em cujo Salão Nobre participa, a partir das 16.00, na mesa redonda “A Fuga e o Regresso” (com Diogo Madredeus, Clara Macedo Cabral, João Tordo e Carlos Alberto Machado); e, a 18, na Biblioteca Pública de Ponta Delgada (18.00) conduz uma entrevista especial a João de Melo por ocasião da passagem do 30.º aniversário de Gente Feliz com Lágrimas.

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER