Açores

Autarca Roberto Silva manifesta “pública contrição”

O autarca das Lajes do Pico afirma que o comentário que escreveu sobre o Presidente da Associação Cultural Miratecarts foi um “desabafo”, sem intenção de “juízo de valor”.

Roberto Silva, que tem sido acusado de tecer um comentário homofóbico sobre Terry Costa, vem agora manifestar a sua “pública contrição ao Sr. Terry Costa e a todos os que não acharam adequado o uso daquela expressão”, no âmbito das suas funções de Presidente da Câmara Municipal das Lajes do Pico que, segundo garantiu, desempenhará “até ao último dia deste terceiro mandato”.

“O vocábulo da gíria popular inserido num documento interno, mais não foi do que um espontâneo e repentino desabafo de desagrado pela situação criada pela MiratecArts em 2017”, frisa, num esclarecimento tornado ontem público.

“O vocábulo da gíria popular foi escrito, sublinho, sem qualquer intenção que configurasse qualquer juízo de valor quanto à personalidade do Sr. Terry Costa e muito menos sem qualquer intenção que visasse diminuir em nada o seu carácter, o seu comportamento intelectual e social, ou, muito menos, qualquer das suas opções ou orientações sexuais”, acrescenta.

Segundo recorda o autarca, “em plena Semana dos Baleeiros de 2017, a poucos dias das eleições autárquicas e logo apoiada por um movimento político local que concorria contra a candidatura do Partido Socialista à Câmara Municipal das Lajes do Pico, a MiratecArts ‘anulou’ uma parceria com o Município das Lajes do Pico na realização do evento internacional Azores Birdwatching Arts Festival, de que resultaram significativos prejuízos para o Município das Lajes, económicos e promocionais”.

“Admito que a expressão empregue pôde, pelo enquadramento feito por terceiros, embora errado, ter adquirido uma conotação pejorativa, o que, acentuo, de modo nenhum correspondeu à intenção no momento da sua escrita, pois não passou de uma designação de puro e espontâneo desabafo e até de indignação face a uma nova proposta de parceria apresentada pela MiratecArts à Câmara das Lajes, que era dada a apreciar no momento e de forma informal, quando aquela associação, poucos meses antes, tinha ‘rasgado’ um importante compromisso com a Câmara das Lajes, facto com inegável impacto no plano eleitoral”, explica.

Roberto Silva diz mesmo que, em vez daquele vocábulo da gíria popular, poderia ter usado outra expressão. “Em vez do termo empregue, poderiam, por mera hipótese e em geral, ter sido expressas palavras distintas, como ‘chico-esperto’, ‘vedeta’ ou ‘artista’ que definissem comportamentos e atitudes de relacionamento, mas nunca a intenção de discriminar alguém, muito menos sob qualquer ponto de vista com conotação com qualquer orientação sexual”.

O Presidente das Lajes do Pico reitera que a expressão que utilizou “não é feliz, nem adequada, em especial se tivermos em conta o cargo político que desempenho, não pelo significado que literal, social e até politicamente lhe querem atribuir, mas porque, de modo nenhum, representa, nem na essência nem na forma, o meu modo de estar e de me interrelacionar com as pessoas e com a comunidade”.

“Impunha-se este esclarecimento em nome da mais elementar boa-fé, a fim de deixar também vincada a minha intenção em normalizar, como institucionalmente é sempre devido, as relações entre a Câ- mara Municipal das Lajes do Pico e a Associação MiratecArts e, por maioria de razão, a fim de manifestar a minha pública contrição ao Sr. Terry Costa e a todos os que não acharam adequado o uso daquela expressão, no âmbito das minhas funções de Presidente da Câmara Municipal das Lajes do Pico que desempenharei até ao último dia deste terceiro mandato, de acordo com a vontade do Povo do Município das Lajes do Pico expressa nas eleições em plena liberdade”, concluiu Roberto Silva, no comunicado.

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER