Açores têm apenas 3,3 médicos por mil habitantes

Views: 40

Os Açores tinham no final de 2017 3,3 médicos por mil habitantes, uma média muito abaixo da média nacional, que era de 5 por cada mil.

Os dados foram agora revelados pelo SREA, na publicação “Açores em números”, onde também ficamos a saber que relativamente a enfermeiros, o rácio é diferente: nos Açores há 8,5 enfermeiros por mil habitantes, quando a média nacional é de 7.

Apenas S. Miguel com médicos acima da média

Curiosamente, apenas a Terceira e Faial registam uma média de enfermeiros muito acima da regional, com 11,7 e 13,6 por mil habitantes, respectivamente. São Miguel tem 7,5 enfermeiros por mil habitantes, uma média abaixo da regional, assim como todas as outras ilhas, sendo a ilha do Corvo a que regista a média menor, 2,2 por mil. Quanto a médicos, S. Miguel é a única que regista valor acima da média regional, 3,7 por mil habitantes, enquanto todas as outras estão abaixo, sendo as Flores, com 1,1, a que tem o pior registo.

 

Consultas abaixo do nacional

Relativamente a farmácias, os Açores possuem o mesmo rácio nacional, 0,3 por mil habitantes, enquanto que os internamentos nos hospitais por mil habitantes é de 117 por mil habitantes nos Açores, sendo o rácio nacional de 111,9.

Já nas consultas estamos abaixo do rácio nacional: 1,9 por habitante contra 1,3. A taxa quinquenal de mortalidade infantil é mais elevada nos Açores do que no país, o mesmo acontecendo na neonatal.

A taxa de mortalidade por doenças do aparelho circulatório é exactamente igual à nacional, 3,2, e taxa de mortalidade por tumores malignos é de 2,4, abaixo da nacional, que atinge os 2,6.

Source:Diário dos Açores
Comments: 0

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.