Madeira

Sistema de alerta de aluviões apresentado amanhã

Decorre amanhã, dia 4 de Setembro, nas instalações do Laboratório Regional de Engenharia Civil, em São Martinho, a apresentação pública do Sistema de Previsão e Alerta de Riscos Naturais na Região Autónoma da Madeira. Ocasião que contará com a presença do presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque.

De acordo com o planeamento previsto pelo Governo Regional, o Laboratório Regional de Engenharia Civil, órgão executivo da Secretaria Regional dos Equipamentos e Infraestruturas, está a desenvolver um sistema de previsão e alerta precoce do risco de aluviões na ilha da Madeira, em condições climatéricas extremas.

O sistema em desenvolvimento assenta na monitorização contínua das condições meteorológicas da ilha da Madeira, do comportamento das bacias hidrográficas relativamente a instabilidades geológicas e deslocamentos de material sólido, dos escoamentos hidráulicos e das condições de assoreamento de linhas de água e fozes de ribeira, sendo a informação resultante de análise estatística, de cálculo e de simulação numérica.

A implementação do referido sistema implicou o recurso a fundos europeus para apoio ao investimento na ordem dos 4,5 milhões (4.429.555,36 euros), distribuídos por quatro candidaturas já aprovadas e uma quinta em fase de apreciação.

A conclusão física do projecto está prevista para o final de 2020.


Autor(a):
Fonte: DN Madeira

Redes Sociais - Comentários

Tags
Mostrar mais

Artigos relacionados

Back to top button

Close
Close