Madeira

Instituto da Conservação da Natureza monitoriza Lobo Marinho ferido

O Instituto de Florestas e Conservação da Natureza (IFCN) está a acompanhar um lobo marinho que se encontra ferido e bastante debilitado desde esta quarta-feira, 1 de Julho.

O primeiro alerta foi efectuado através da Rede SOS Vida Selvagem, coordenada por este instituto, e contou, numa primeira intervenção, com a colaboração da GNR.

De acordo com nota divulgada pelo IFCN,o Pontinhos, assim se chama este animal que faz parte dos animais catalogados e identificados pelo Programa de Conservação do Lobo Marinho da Madeira, apresenta uma ferida numa barbatana que o impossibilita de se alimentar na medida das suas necessidades.

De imediato, foram acionados os protocolos existentes, designadamente o estabelecimento de contactos com a rede internacional de especialistas na matéria, estando os técnicos do IFCN a articular a intervenção com outros especialistas mundiais, que apontam para a necessidade de antibióticos, preferencialmente por via oral.

Por se tratar de um animal selvagem, que pode ser bastante agressivo, esta administração só poderá ser efetuada por via indireta, através da disponibilização de alimento.

“Aparentemente trata-se de uma ferida provocada de forma natural, possivelmente por algum predador, pelo que está afastada a possibilidade de existir qualquer actividade criminosa associada a esta situação”, refere nota do IFCN que pede a colaboração de todos para que o animal não seja perturbado, já que o repouso é determinante para a sua recuperação. É ainda solicitada à população que contacte a Rede Sos Vida Selvagem (contactos no site do IFCN) se tiver algum contacto com o animal.

DN Madeira

Redes Sociais - Comentários

Fonte
DN Madeira
Tags
Mostrar mais

Artigos relacionados

Back to top button

DONATE NOW

Close
Close