Madeira

Funchal recolheu mil toneladas de ‘monstros’ em 2019

A Câmara Municipal do Funchal (CMF) promoveu, ao longo do mês de Dezembro, a realização de campanhas de recolha gratuita dos chamados ‘monstros’, ou seja, resíduos de grandes dimensões que não podem ser recolhidos pelos normais meios de recolha.

Dado o aumento da produção de resíduos na quadra natalícia, e em particular os casos de monstros abandonados, a campanha ‘Livre-se dos Monstros!’, foi uma aposta da autarquia, em colaboração com diversas Juntas de Freguesia, como foi o caso de São Pedro, Santo António, São Roque, São Martinho e São Gonçalo.

Assim, “em 2019, foram recolhidas, no total, mil toneladas deste tipo de resíduos volumosos, quer directamente na casa dos munícipes, num serviço que é prestado pela Autarquia, quer em campanhas que desenvolvemos ao longo do ano, como acontece nos bairros sociais, quer em recolha de resíduos abandonados, um pouco por todo o concelho”, revela a vice-presidente da Câmara Municipal do Funchal, Idalina Perestrelo.

A autarca, com o pelouro do Ambiente, destaca “a pertinência desta iniciativa numa época em que a população tende a fazer novas compras para casa e a mudar equipamentos como mobília e electrodomésticos, vincando que “esta foi uma solução elogiada pelas pessoas” junto dos serviços da Câmara e que permitiu recolher, “em acções de proximidade nas freguesias, cerca de 4 toneladas deste tipo de resíduos.

Idalina Perestrelo alerta, igualmente, para o facto de que “a disposição indevida de resíduos na via pública, em particular dos monstros, continua a ser um problema, pelo que é indispensável que toda a população se consciencialize da forma correcta para dispensar este tipo de equipamentos, ou contactando os serviços camarários para o efeito ou aproveitando oportunidades de proximidade como aquelas que potenciamos em diversas campanhas ao longo do ano”. “É importante recordar, igualmente, que abandonar monstros na via pública ou em outros espaços públicos é punível com uma coima até 250 euros”, acrescentou.

A vice-presidente anunciou, ainda, que “o Município voltará a organizar várias campanhas de recolha gratuita de monstros ao longo do ano 2020.

Refira-se que, em 2018, os serviços da Câmara Municipal do Funchal recolheram 787.290 kg de resíduos volumosos, entre monstros abandonados e monstros de remoções a pedido. Este ano esses números foram largamente ultrapassados, com 1.000.780 kg de monstros recolhidos até 31 de Dezembro.

DN Madeira

Redes Sociais - Comentários

Fonte
DN Madeira

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER