Madeira

Funchal assinala 25 de Abril

O médico português Francisco George é o grande convidado da Câmara Municipal do Funchal para a sessão solene deste ano da Assembleia Municipal, relativa ao 25 de Abril. Especialista em Saúde Pública, e histórico Director-Geral da Saúde, entre 2005 e 2017, aceitou o convite pessoal de Paulo Cafôfo para participar nesta sessão, introduzida pelo actual Executivo em 2014, e que, desde então, passou a figurar no rol de principais momentos institucionais da cidade.

O actual Presidente da Cruz Vermelha Portuguesa sucede a outros nomes de referência que vieram discursar ao Funchal nos últimos anos, tais como o sindicalista Manuel Carvalho da Silva, a historiadora Irene Pimentel, o investigador Miguel Cardina ou os militares da coluna de Salgueiro Maia.

O 45.º aniversário da Revolução dos cravos será assinalado com diversas actividades realizadas ao longo de uma semana. Um dos pontos altos destas comemorações está marcado para a noite de quarta-feira, 24 de abril, na Praça do Município às 21 horas, com o concerto de Carolina Deslandes. A actuação é de entrada livre e está a cargo de um dos maiores fenómenos da música portuguesa na actualidade, sucedendo a nomes como Camané, Ana Moura, Deolinda e Jorge Palma que, ao longo dos últimos anos, têm vindo celebrar a Revolução no Funchal.

O programa de comemorações da autarquia do Funchal começa já hoje, dia 23 de Abril, com uma dupla sessão, às 10h e às 15h, de ‘Pequenas Conversas, Grandes Descobertas’, uma iniciativa do projecto Casa Invisível, em parceria com o Serviço Educativo do Teatro Baltazar Dias, e que vai abordar, junto dos mais novos, o ‘25 de abril trocado por miúdos’. A sessão repete-se quarta-feira nos mesmos horários.

Depois do concerto de 24, e da sessão solene no dia 25, a Autarquia prolongará as comemorações até ao fim-de-semana, com dois espectáculos de alcance nacional, no Teatro Municipal Baltazar Dias.

Para sábado, 27 de Abril, às 21 horas, terá lugar o último espectáculo no Funchal da parceria de três anos com a Rede Eunice, que tem levado a todo o país espectáculos do Teatro Nacional D. Maria II: ‘À Espera de Godot’, baseada na obra de Samuel Beckett e com encenação de David Pereira Bastos, tendo sido considerado um dos melhores espectáculos da temporada artística 2018/2019.

Finalmente, no dia 28 de Abril às 18 horas, Ruy de Carvalho volta à Madeira para terminar as celebrações de Abril em beleza, com ‘Trovas & Canções’, espectáculo onde o histórico artista de 92 anos vai cantar e interpretar a poesia de grandes escritores portugueses, numa dedicatória ao património cultural do seu país, que mistura teatro, música e poesia.

Redes Sociais - Comentários

Fonte
DN Madeira
Tags
Mostrar mais

Artigos relacionados

Back to top button

DONATE NOW

Close
Close