Madeira

Exportação de banana da Madeira aumentou

Segundo dados fornecidos pela Direcção Regional de Agricultura, nos primeiros oito meses de 2019 foram comercializadas na primeira venda 13 295,2 toneladas de banana, mais 1 830,4 toneladas que em igual período de 2018. Daquele total, 82,9% foi expedida, tendo como destino principal o Continente (81,3% no mesmo período do ano passado).

A evolução muito positiva registada no 2.º quadrimestre (+43,5% em termos homólogos), permitiu mais que compensar a quebra pronunciada observada nos primeiros quatro meses do ano (-18,3%), registando-se até agosto e em termos acumulados um aumento de 16,0%. Ao estabelecer comparações com 2019, é importante contudo notar que 2018 foi um ano de quebra da comercialização de banana (pior registo dos últimos 5 anos), devido sobretudo a condições climatéricas adversas.

Para o referido incremento foi determinante o aumento verificado na comercialização de banana de categoria extra (+41,5%), já que na de 1.ª categoria e na de 2.ª categoria registaram-se decréscimos de 13,3% e de 35,4% respectivamente.

Julho foi simultaneamente o mês no qual se registou o maior crescimento homólogo (+65,0%) e também aquele no qual se contabilizou o máximo absoluto do ano em termos de quantidade comercializada de banana, que se fixou nas 2 786,6 toneladas.

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

DONATE NOW

 

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER