Açores

Veteranos do surf dão show nas ondas da praia de Santa Bárbara

O Azores Airlines World Masters Championships, que junta 27 estrelas da modalidade, já arrancou a todo o gás na Praia de Santa Bárbara. Sunny Garcia, Tom Curren, Derek Ho, Simon Anderson e Jake Paterson foram apenas alguns dos veteranos a darem show nas águas açorianas. Depois de tantos prémios conquistados durante anos em competições profissionais, as expetativas estão bastante altas, com todos os atletas a lutarem por mais um importante título nas suas carreiras. Este é o primeiro campeonato onde o prize money é igual para homens e mulheres e as atletas entram a sexta-feira, às 10h45, na água para mostrarem por que razão estão entre as melhores do mundo.

A competição arrancou com todos os atletas das categorias de Masters (45 a 55 anos) e Grand Masters (+55 anos) a medir forças, pela primeira vez, nas ondas de Ribeira Grande.

O espectáculo de ondas começou com Sunny Garcia, do Hawai, e Luke Egan, da Austrália. Ambos os surfistas demonstraram um bom surf mas foi o australiano que levou a melhor e aca- bou a bateria com 12.10 pontos.

O americano Tom Curren e o australiano Gary Elkterton encontraram um mar difícil. O lendário Curren mostrou garra nas primeiras ondas e venceu Gary com um score de 6.30 pts. O australiano terá mais duas oportunidades de brilhar contra o compatriota Shane Beschen e o australiano Matt Hoy.

Damien Hardman (AUS) mostrou a força dos velhos tempos ao terminar com 11,83 pontos contra o havaiano Derek Ho.

No quarto heat do dia, o português João Alexandre “Dapin” mostrou um surf consistente durante a bateria e venceu Dave Macaulay com uma classificação de 10,16 pontos.

Mas a surpresa do dia ficou para o último heat da categoria de Masters. O australiano Jake Paterson, atleta mais novo do grupo em competição, destacou-se com a melhor onda (8.83 pts) e score do dia (14.70 pts). O brasileiro Fabio Gouveia ficou relegado para segundo plano com 4,13 pontos.

Nos Grand Masters, o australiano Rob Bain dominou as duas baterias e conquistou o primeiro lugar contra Ian Buchanan (NZL), campeão de Grand Masters, e Glen Winton (AUS). Simon Anderson (AUS) reclamou a vitória contra os havaianos Michael Ho e Buzzy Kerbox.

Na manhã de ontem foi a vez de arrancar a prestação feminina. Recorde-se que o Azores Airlines

World Masters Championships foi apresentado à imprensa na última segunda-feira onde Layne Beachley, Tom Curren e Cheyne Horan fizeram as honras da casa.

Alexandre Branco Gaudêncio, Presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande, e Marta Guerreiro, Secretária Regional da Energia, Ambiente e Turismo dos Açores, marcaram também presença, reforçando a aposta da Região em tornar-se “palco privilegiado para a prática de desportos de ondas, seja por via do surf ou bodyboard”.

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

DONATE NOW

 

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER