Açores

Valor dos apartamentos nos Açores cresceu

No mês de Dezembro, o valor médio de avaliação bancária de apartamentos foi 1 284 euros/m2 a nível nacional, revela estudo do INE.

O valor mais elevado foi observado na região do Algarve (1 593 euros/m2) e o mais baixo no Alentejo (1 014 euros/m2). Comparativamente com Novembro, a Região Autónoma dos Açores apresentou a maior subida (2,7%) e o Centro registou a maior descida (-0,9%).

Em termos homólogos, a Região Autónoma dos Açores apresentou o crescimento mais expressivo (10,8%).

Na habitação, em Dezembro, o valor médio de avaliação bancária, realizada no âmbito de pedidos de crédito para a aquisição de habitação, fixou-se em 1 220 euros por metro quadrado (euros/m2), mais 5 euros que em Novembro. Quando comparado com o mês anterior, o valor médio de avaliação dos apartamentos subiu 7 euros em Dezembro, para 1 284 euros/m2. Nas moradias, a avaliação média aumentou 4 euros, para 1 119 euros/m2.

A nível regional, a maior subida para o conjunto da habitação registou- se na Região Autónoma da Madeira (1,4%), tendo-se verificado uma descida apenas no Centro (-0,2%).

Em comparação com o período homólogo, o valor médio das avaliações cresceu 6,1% (70 euros), tendo o valor de apartamentos e de moradias aumentado 7,0% e 4,9%, respetivamente.

A taxa de variação homóloga mais elevada para o conjunto das avaliações verificou-se no Algarve (9,2%) e a menor no Região Autónoma da Madeira (2,8%).

O valor médio de avaliação para o ano 2018 fixou-se em 1 192 euros/m2, o que se traduziu num acréscimo de 5,8% relativamente ao ano anterior (em 2017 a variação tinha sido 5,0%).

Observou-se um crescimento do valor de avaliação em todas as regiões NUTS II, tendo as regiões Algarve e Norte apresentado as variações de maior intensidade (7,4% e 7,3%, respetivamente.


Autor(a):
Fonte:

Redes Sociais - Comentários

Mostrar mais

Artigos relacionados

Back to top button

Close
Close