Açores

Universidade dos Açores com menos 30 vagas

A Universidade dos Açores vai ter este ano 633 vagas, menos 30 do que em 2018.

Apenas três estabelecimentos foram afectados com cortes de vagas, sendo os outros, para além dos Açores, o Instituto Politécnico de Santarém, com uma diminuição de 70 vagas, por consequência, seguido do Instituto Politécnico de Beja, que perdeu 15.

Já no ano passado a discriminação positiva das universidades do interior e de menor procura por todo o país marcou as decisões da tutela quanto à fixação de vagas no ensino superior.

Este ano, o Governo reivindicou como meta o fomento destas instituições, mas três delas voltaram a sofrer um corte significativo nas vagas. A lista de lugares disponíveis por instituição foi ontem divulgada pelo Ministério do Ensino Superior.

Na Universidade dos Açores são 21 os cursos que receberão candidaturas, em Angra e Ponta Delgada, sendo o maior número de vagas (50) na área de Gestão e Administração e as menores (15) nas áreas de Ciências farmacêuticas e Ciências Veterinárias.

Madeira e Açores unidas

O representante da República para a Região Autónoma da Madeira (UMA), Juiz Conselheiro Ireneu Cabral Barreto, recebeu ontem em audiência o reitor e o vice-reitor da Universidade da Madeira, José Moleirinho Carmo e Sílvio Fernandes.

O representante da República ouviu destes responsáveis a “grande preocupação” com o financiamento futuro da Instituição.

A propósito desta questão, o reitor da UMA entregou-lhe um estudo, desenvolvido em conjunto com a Universidade dos Açores, com base no qual as duas universidades públicas portuguesas sedeadas nas Regiões Autónomas propõem um novo modelo de compensação dos sobrecustos da insularidade e da ultraperiferia para a Universidade dos Açores e a Universidade da Madeira. Na conclusão da audiência, Ireneu Barreto elogiou “o contributo fundamental da Universidade da Madeira para a Região e para a construção da Autonomia”.


Autor(a):
Fonte:

Redes Sociais - Comentários

Fonte
Diário dos Açores
Tags
Mostrar mais

Artigos relacionados

Back to top button

Close
Close