Açores

Triangle Trail Running Adventure em outubro

A quinta edição do Triangle Trail Running Adventure realiza-se nas ilhas do Pico, São Jorge e Faial, entre 4 e 6 de Outubro.

A Secretária Regional da Energia, Ambiente e Turismo salientou que o evento é “um exemplo de como o ‘trail running’ potencia a complementaridade turística das ilhas do Triângulo, tirando partido da diversidade dos trilhos espalhados pelo Faial, Pico e São Jorge”.

“Não existem muitos locais no mundo onde é possível realizar uma prova composta por três etapas, em três dias seguidos e em três ilhas diferentes, numa emersão por uma paisagem rica e viva”, frisou Marta Guerreiro, que falava na apresentação da prova, numa zona da paisagem protegida da cultura da vinha, precisamente um ponto de passagem do evento.

“A primeira etapa decorre nesta ilha, passando precisamente no lugar onde nos encontrámos, com um percurso de 28 quilómetros entre a vila da Madalena e o ponto mais alto do país – a grandiosa montanha do Pico”, adiantou a titular da pasta do Turismo, acrescentando que, no segundo dia, “a prova decorre na ilha de São Jorge, entre o lugar de São Tomé, na Calheta, e a Fajã dos Cubres”.

“No último dia, já na ilha do Faial, a prova inicia-se noutro ‘ex-libris’ do nosso arquipélago, o Vulcão dos Capelinhos, terminando no centro da cidade da Horta”, revelou.

Segundo a governante, o Trail da Vinha à Montanha, o Trail das Fajãs e a Maratona dos Vulcões são “a combinação perfeita para os amantes desta modalidade, de uma natureza activa, de aventura, de emoções fortes, que só um palco tão genuíno e autêntico como as nossas ilhas pode permitir”.

“Este é mais um exemplo da captação de segmentos de mercado que visitam o nosso destino pelas condições ideais para a prática de desportos e de outras actividades, em qualquer época do ano”, frisou.

Marta Guerreiro sublinhou que o Governo dos Açores tem “levado a cabo uma política que privilegia as iniciativas que apresentem um efectivo retorno promocional ou gerador de fluxos turísticos durante todo o ano, algo que é espelhado também com esta iniciativa”.

“O ‘trail run’ é uma aposta ganha porque permite que os Açores se distingam por via dos seus atributos de natureza, garantindo não só as externalidades positivas do impacto di- recto da participação de um elevado número de participantes, como também um posicionamento forte junto de segmentos de mercado de grande notoriedade”, apontou a Secretária Regional.

Com a organização do Clube Independente de Atletismo Ilha Azul, para além da Triangle Trail Running Adventure, este ano já decorreram provas de ‘trail’ em Santa Maria e no Faial, seguindo-se as Flores e o Corvo e, depois, a Graciosa, a 14 e 15 de Setembro e a 30 de Novembro, respectivamente.

Redes Sociais - Comentários

Fonte
Diário dos Açores
Tags
Mostrar mais

Artigos relacionados

Back to top button

 

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER

Close
Close