Açores

Taxa de vacinação contra a gripe atinge máximo histórico

O Secretário Regional da Saúde afirmou hoje, na Assembleia Legislativa, na Horta, que a taxa de cobertura vacinal contra a gripe sazonal registada na presente época gripal, segundo os dados provisórios disponíveis, atingiu o valor mais elevado registado nos Açores.

“Este ano registou-se a maior taxa dos últimos anos, atingindo-se um total 52,2% da população alvo”, adiantou Rui Luís, ao apresentar os dados disponíveis, que não incluem a vacinação realizada nas farmácias.

Rui Luís referiu ainda que, “a par da vacinação, foram também disponibilizadas 650 consultas abertas nos centros de saúde para evitar uma maior pressão sobre as urgências”.

“Há uma maior acessibilidade aos hospitais, fruto do investimento do Governo ao nível dos cuidados de saúde primários, disponibilizando mais consultas e desenvolvendo um maior número de campanhas de prevenção”, afirmou.

Nesse sentido, destacou o investimento na Linha de Saúde Açores, que se evidencia pelo aumento da procura deste serviço.

Em 2016, a Linha de Saúde Açores registou 1.151 chamadas, em 2017 atingiu 1.478 chamadas e, em 2018, foram 3.570 os Açorianos que recorreram a este serviço, com um aumento de mais de 140 % de chamadas no último ano, sendo de realçar que, entre 2017 e 2019, o número de encaminhamentos diretos para consultas em Unidades de Saúde de Ilha aumentou 132%.

O Secretário Regional lembrou que, no início de 2018, foram contratados mais quatro enfermeiros, permitindo que este serviço de acompanhamento dos utentes esteja disponível 24 horas por dia e fossem implementados mecanismos de reavaliação das situações sinalizadas pela Linha de Saúde Açores.

Rui Luís salientou também que o contínuo reforço do número de enfermeiros e assistentes operacionais no Serviço Regional de Saúde melhorou a resposta em matéria de prevenção e promoção da saúde e contribuirá para a redução do congestionamento das unidades hospitalares da Região.

Redes Sociais - Comentários

Fonte
GACS
Tags
Mostrar mais

Artigos relacionados

Back to top button

 

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER

Close
Close