Açores

Santa Maria já tem Roteiro Histórico e Cultural do Aeroporto

O dia 4 de Agosto marcou o 75.º aniversário do desembarque de homens e equipamentos da engenharia naval americana e da Pan American World Airways para a construção da Base Aérea de Santa Maria, no Cais de Vila do Porto.

A Associação LPAZ – Associação para a Valorização e Promoção do Aeroporto de Santa Maria, com o apoio do Município de Vila do Porto e da Junta de Freguesia de Vila do Porto, decidiu assinalar a data com a disponibilização de um roteiro cultural e histórico gratuito com audioguia do Aeroporto de Santa Maria. O roteiro conta com 21 estações onde toda a informação está disponível através de códigos de barra QR e num site.

A inauguração do roteiro contou com a presença de Kathryn Hammond, Cônsul dos Estados Unidos da América nos Açores, enaltecendo e enriquecendo todo o acontecimento.

Na ocasião, o presidente da Câmara Municipal de Vila do Porto, Carlos Rodrigues, reforçou a importância de se manter vivos os marcos de história da ilha com este tipo de produtos culturais, com potencial turístico e de acesso facilitado através das novas tecnologias.

Aproveitando a presença da Cônsul, Carlos Rodrigues reforçou a necessidade de se manter uma estreita ligação com as comunidades de emigrantes nos Estados Unidos, além de agradecer o esforço desta na inauguração do Roteiro.

António Monteiro, presidente da Associação LPAZ, iniciou o seu discurso com a identificação da simbologia da data de inauguração do roteiro, fazendo posteriormente uma breve contextualização histórica deste e da ideia da Associação para preservar a memória de todo este legado.

Também Álvaro Antunes, vice-presidente da associação, discursou, explicando todas as estações que compõem o roteiro e por sua vez Ricardo Batista, secretário da associação, deu a conhecer a forma como todo o roteiro foi montado do ponto de vista tecnológico, reforçando que o trabalho foi o resultado de muito tempo voluntário dos elementos da Associação, do uso de ferramentas gratuitas ao dispor de qualquer pessoa e da parceria da Junta de Freguesia de Vila do Porto na montagem dos pontos de madeira de cada estação.

A próxima actividade inserida no âmbito das comemorações está agendada para o dia 11 de Agosto um passeio pedestre pelo Roteiro do Aeroporto de Santa Maria, cuja concentração será feita no Cais de Vila do Porto, junto ao antigo edifício da GNR.

Redes Sociais - Comentários

Fonte
Diário dos Açores
Tags
Mostrar mais

Artigos relacionados

Back to top button

Close
Close