Açores

Rota Toronto-Ponta Delgada suspensa devido a “baixa procura”

Tap
DR

A TAP Portugal iniciou no passado dia 20 de julho a nova rota entre Boston e Ponta Delgada, uma operação que em princípio compreende três voos semanais, às segundas, sextas e sábados, utilizando um moderno aparelho Airbus A321LR, que disponibiliza aos passageiros os mais avançados níveis de conforto a bordo, com a oferta de lugares em classe Business, Economy ou EconomyXtra.

Boston-Ponta Delgada é uma das rotas estratégicas que vêm reforçar o crescimento da TAP no Atlântico Norte e surge num momento em que a companhia não desiste de lançar o futuro.

Esta nova rota de três voos semanais, tal como o nosso jornal anunciou, tem partidas do aeroporto Logan às 10:30 da noite e chegada a Ponta Delgada às 7:25 da manhã do dia seguinte.

No sentido contrário, o Airbus A321LR da TAP parte de Ponta Delgada às 3:40 da tarde chegando a Boston às 5:20 da tarde, hora local.

Carlos Paneiro, 55 anos, diretor de vendas da TAP Portugal para a América do Norte e Central, cargo que assume desde 2016, licenciado em Organização e Gestão de Empresas e há 32 anos ao serviço da transportadora aérea portuguesa, passando por várias áreas da empresa, assume a importância deste mercado norte-americano para a companhia e para o turismo português em geral.

“Em 2016 a TAP introduziu um plano de expansão para a América do Norte (…) e em 2017 lançámos Toronto-Lisboa e em 2019 introduzimos novas rotas nos EUA: Chicago, San Francisco e Washington DC, operações que estavam a decorrer muito bem… referimos até na altura que as nossas intenções de expansão neste mercado não ficariam por aqui, pois tinhamos a ambição de voltar a Montreal, Canadá, e ainda de ligar os EUA aos Açores, pois a comunidade açoriana, quer nos EUA quer no Canadá é vasta e assim iniciarmos voos a partir de Boston e de Toronto”, disse Carlos Paneiro.

A pandemia do Covid-19 veio no entanto alterar tudo ou pelo menos suspender temporariamente esses planos e afetar gravemente toda esta indústria aérea.

As restrições impostas nas fronteiras entre UE e EUA afeta os planos da TAP nesta operação para a América do Norte. “Obviamente que isso limita muito a quantidade de tráfego disponível para viajar e não nos resta outra alternativa senão adaptar estas rotas em função da procura que existe”, salienta Carlos Paneiro adiantando que todos os cidadãos portugueses e luso-americanos com passaporte português podem viajar para Portugal.

Sobre a possibilidade desta operação entre Boston e Ponta Delgada ser suspensa, como alguma imprensa açoriana terá alvitrado, Carlos Paneiro negou peremptoriamente essa possibilidade, para já.

Rota Toronto-Ponta Delgada suspensa devido a “baixa procura”

“Isso não é verdade. Nós já efetuámos quatro voos de Boston para Ponta Delgada (dias 20, 24, 25 e 27) e temos tudo planeado para os meses de agosto e setembro, para já, mas também devo dizer que estamos atualmente a viver um momento de tal incerteza a nível global que nada nos garante certezas para o futuro e que nenhuma rota qualquer não possa vir a ser suspensa, mediante até o eventual encerramento de fronteiras entre vários países e que perante tal cenário nada podemos fazer”, esclarece Paneiro, sublinhando que a única rota que teve de ser suspensa foi a de Toronto-PDL, por muito baixa procura, mas havendo condições de rentabilidade a operação com esta cidade canadiana avançará.

Um dos programas lançados pela TAP em 2016 é o “Portugal Stopover”, que tem sido bem sucedido.

“É um programa que permite aos nossos clientes combinarem dois destinos pelo preço de um. Por exemplo: o passageiro pode combinar o destino Açores com o destino Portugal Continental, ou seja, pode viajar Boston-Ponta Delgada, permanecer até cinco dias nesta cidade açoriana e depois faz Ponta Delgada- Lisboa e no regresso o passageiro pode viajar entre Lisboa e Boston”.

Processos de reembolso

Outra das questões abordadas na nossa conversa com o diretor de vendas da TAP para as Américas, é a situação dos passageiros que tinham passagens marcadas, que foram entretanto canceladas e ainda não foram reembolsados.

“É verdade que têm-se registado atrasos no processo de reembolso aos passageiros, porque a quantidade de reembolsos é enorme e para complicar ainda mais temos um elevado número de lay-offs, o que atrasa o processo, mas posso garantir que neste momento a TAP faz um esforço enorme para reembolsar os passageiros de uma forma sequencial e ficará tudo resolvido”.

A atual situação de incerteza que se vive tem permitido à TAP manter flexibilidade de opções.

“Sabemos que estamos a atravessar momentos de incerteza, não apenas para nós como também para os clientes, que ao reservarem connosco as suas passagens podem ter de adiar, antecipar ou até cancelar, dependendo da evolução ou não da atual situação e então implementámos uma medida que facilita a vida aos nossos clientes: o passageiro que comprar até 31 de agosto uma passagem até 31 de outubro, poderá fazer uma alteração gratuita de datas mediante certas condições”, sublinha, fazendo questão de reforçar a importância do papel do agente de viagens, mesmo nos tempos atuais em que grande parte da clientela utiliza o site da empresa para a reserva de passagens.

“O agente de viagens tem para nós papel importante porque dispõe de um vasto conhecimento do ramo canalizando isso em benefício do cliente ao proporcionar melhores condições para viajar e certamente continuamos a trabalhar com os agentes de viagens, nomeadamente os do nosso mercado étnico”, conclui Carlos Paneiro, director de vendas da TAP para a América do Norte e Central.

Diário dos Açores

Redes Sociais - Comentários

Fonte

Artigos relacionados

Back to top button

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!