Açores

Ribeira Grande atenta a saúde oral das crianças

O sucesso que o projeto de promoção da saúde oral nas crianças do concelho conheceu no primeiro ano da sua implementação justificou a continuidade do mesmo através da renovação do protocolo celebrado entre a Câmara da Ribeira Grande e a Unidade de Saúde de Ilha de São Miguel.

O arranque da segunda edição do projeto de promoção da saúde oral “Eu gosto dos meus dentes” foi assinalado nesta quinta-feira pela vice-presidente da autarquia, Tânia Fonseca, acompanhada pelo médico dentista responsável pelo mesmo, Ricardo Viveiros Cabral.

“Através deste projeto vamos conseguir realizar um rastreio a cerca de 500 crianças do concelho com três anos de idade e que permitirá conhecer, prevenir e tratar patologias, reduzindo-se assim a incidência de doenças da boca”, explicou.

Tânia Fonseca acrescentou que “o protocolo celebrado entre a autarquia e a Unidade de Saúde de Ilha de São Miguel vai permitir aprofundar o conhecimento precoce de doenças ao nível da cavidade oral em crianças com três anos de idade. O diagnóstico precoce permitirá tratar com celeridade a patologia identificada e melhorar o estado de saúde oral da população.”

No total, serão avaliadas cerca de 500 crianças de três anos que frequentam escolas públicas ou instituições particulares de solidariedade social. Pretende-se, acima de tudo, “a sensibilização dos mais novos e a redução da prevalência e incidência da patologia oral”, vincou Tânia Fonseca.

A vice-presidente elogiou também a adesão das escolas ao projeto. “O balanço da primeira edição é francamente positivo porque as escolas demonstraram elevado interesse em participar e pudemos, por via disso, reforçar a importância da saúde oral na comunidade escolar”.

“Também da parte dos pais o feedback foi muito positivo, o que nos permite pensar que se verifica na população uma crescente consciencialização relativamente à necessidade de prevenir, sensibilizar e acompanhar os cuidados a ter com a higiene oral”, concluiu Tânia Fonseca.


Autor(a):
Fonte:

Redes Sociais - Comentários

Fonte
CMRG
Tags
Mostrar mais

Artigos relacionados

Back to top button

Close
Close