Açores

Região vai ter mais pontos de carregamento para carros eléctricos

A Secretária Regional da Energia, Ambiente e Turismo avançou ontem que está previsto que os primeiros pontos de carregamento rápido (PCR) para a mobilidade eléctrica entrem em funcionamento durante o segundo semestre deste ano.

Marta Guerreiro salientou “o empenho do Governo dos Açores na promoção da mobilidade eléctrica na Região e na importância de se garantir uma rede robusta e segura de pontos de carregamento rápido para veículos eléctricos, que se tornará realidade com os primeiros oito a instalar até ao final do ano”.

A titular da pasta da Energia anunciou que “foram lançadas as peças do procedimento concursal da segunda fase do concurso público internacional para o fornecimento, instalação e manutenção de 16 pontos de carregamento rápido da rede de mobilidade eléctrica dos Açores, o que significa mais um passo importante para incentivar a mobilidade eléctrica no arquipélago”.

A rede de mobilidade eléctrica prevê 26 pontos de carregamento públicos, garantindo, pelo menos, um em cada concelho da Região, dos quais 16 serão pontos de carregamento rápidos. Em Outubro, na primeira fase do procedimento, foram adjudicados 16 dos 26 lotes para a concessão de serviços de exploração dos PCR, sendo que, para os 10 que ficaram excluídos ou desertos no concurso, a aquisição dos pontos de carregamento encontra-se assegurada através dos contratos ARAAL de colaboração entre o Governo Regional e os municípios recentemente celebrados.

O Plano de Investimentos da Direcção Regional de Energia para 2019 tem uma dotação financeira superior a um milhão de euros para a mobilidade eléctrica, de forma a corresponder a esta prioridade do Governo dos Açores. “Em resultado de protocolos de colaboração celebrados com os municípios, levaremos também a cabo um conjunto de medidas de discriminação positiva para os utilizadores dos veículos eléctricos, nomeadamente a criação de lugares em parques de estacionamento de acesso público, com vista à massificação da sua utilização”, frisou Marta Guerreiro.

A Secretária Regional sublinhou ainda que o Executivo açoriano aprovou recentemente uma Proposta de Decreto Legislativo Regional que define a estratégia para a implementação da mobilidade eléctrica nos Açores, “materializando um conjunto de medidas de apoio e incentivo, nas suas diversas vertentes, que reforçam a aposta que o Governo dos Açores faz neste sector”.

Marta Guerreiro falava no final de uma visita à empresa Sousa & Garcês, que dedica a sua actividade à instalação de canalizações no sector da construção civil há mais de 17 anos, mostrando-se pioneira na adopção de boas práticas que fomentam a sustentabilidade ambiental, destacando-se, por exemplo, a sua frota constituída por cinco veículos eléctricos, um híbrido e um motociclo eléctrico.


Autor(a):
Fonte:

Redes Sociais - Comentários

Fonte
Diário dos Açores
Tags
Mostrar mais

Artigos relacionados

Back to top button

Close
Close