Açores

Região adopta medidas para redução do impacto do COVID-19

O Governo dos Açores já determinou as medidas que devem ser implementadas pelos empregadores públicos regionais, a fim de diminuir possíveis impactos sociais e económicos de casos de coronavírus COVID-19 na Região.

Os empregadores públicos dispõem agora de cinco dias úteis para elaborar os respetivos planos de contingência e comunicá-los à Direção Regional da Saúde.

Os planos de contingência devem conter os procedimentos alternativos que permitam garantir o normal funcionamento dos serviços, privilegiando o recurso a teletrabalho, e prever a redução ou suspensão do período de atendimento.

As ausências ao serviço por motivo de isolamento profilático, quando não seja possível assegurar o recurso a mecanismos alternativos de prestação de trabalho, serão consideradas justificadas, mediante apresentação de documento emitido pela autoridade de saúde.

Do plano de cada serviço deve ainda constar a possibilidade de suspensão de eventos e iniciativas públicas, de atividades de formação presencial, bem como do funcionamento de bares, cantinas, refeitórios e outros espaços comuns.

Deverá ainda ser suspensa a aplicação de métodos de seleção que impliquem a presença de candidatos no âmbito de procedimentos concursais.

Também os trabalhadores do setor privado da Região beneficiarão das medidas adotadas para acautelar a proteção social dos beneficiários da Segurança Social que se encontrem impedidos temporariamente do exercício da sua atividade profissional devido a perigo de contágio pelo COVID-19, designadamente em matéria de compensação salarial integral.

GACS

Redes Sociais - Comentários

Fonte
GACS

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER