Açores

Região reciclou “mais de metade” dos resíduos urbanos

“Mais de metade dos resíduos urbanos produzidos” nos Açores foram reciclados no ano passado, correspondendo a 51%, avançou ontem a Secretária Regional da Energia, Ambiente e Turismo.

Marta Guerreiro, que falava, em São Miguel, na inauguração do Centro de Triagem Automatizado, salientou que estes valores fazem com que o ano de 2017 se constitua como “um marco de referência no que respeita aos resíduos urbanos”. A governante recordou que, em 2012, “87% dos resíduos urbanos tinham como destino a eliminação em aterros ou lixeiras”. “Também no ano passado, a valorização material (reciclagem) e orgânica (compostagem) atingiu o maior volume de sempre (48,6 mil toneladas), com um aumento de 15%, mais 6,3 mil toneladas, relativamente a 2016”, acrescentou.

A governante destacou ainda “as medidas estabelecidas no diploma que visa a redução do consumo de sacos de plástico nos Açores”, adiantando que, apesar de este ser o primeiro ano completo de aplicação das medidas a todo o comércio a retalho, em 2016 e 2017, por via dessas medidas, “foram distribuídos nos Açores menos 79,1 milhões de sacos de plástico, retirando do consumo, nesses dois anos, cerca de 515 toneladas de plástico”.

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER