Açores

Ponta Delgada é o terceiro porto do mundo mais visitado pelo navio-escola Sagres

Ponta Delgada é o terceiro porto do mundo mais visitado pelo navio-escola Sagres, revelou o Presidente da Câmara Municipal.

José Manuel Bolieiro recebeu, anteontem, em audiência de cumprimentos, o Capitão-de-Fragata Mau- rício Camilo, Comandante do Navio da República Portuguesa Sagres.

Esta é a 23.ª passagem do navio por Ponta Delgada, apontou o edil após o encontro, em que foi feito o convite para a retribuição de apresentação de cumprimentos a bordo.

O NRP Sagres foi construído em 1937, nos estaleiros de Blohm&Voss (Hamburgo), tendo recebido o nome de Albert Leo Schlageter. Foi o terceiro de uma série de quatro navios construídos para a marinha alemã que incluía o Hors Vessel (actual Eagle, dos Estados Unidos), Gorch Fock (actual Tovarishch, da Ucrânia) e um outro casco, nunca concluído, nem aparelhado. Um quinto navio, Mircea, foi propositadamente construído para a marinha romena.

Em 1945, o Albert Leo Schlage- ter, danificado durante a guerra, foi capturado em Bremerhaven pelas forças americanas e posteriormente cedido ao Brasil, em 1948. Em 1962, Portugal adquire-o para substituir o então NRP Sagres. Este tinha sido também um navio alemão, o Rick- mer Rickmers, tomado por Portugal nos Açores, no porto da Horta, aquando da 1.ª Guerra Mundial e incorporado na Armada em 1924, como navio-escola.

Antes, existiu outro navio-escola com o nome Sagres. Tratou-se de uma corveta em madeira construída em 1858, em Inglaterra, que armava em galera. Fundeada no rio Douro, serviu como navio-escola para alunos-marinheiros, entre 1882 e 1898.

O NRP Sagres, que apresenta diversos símbolos relacionados com o legado da Expansão e dos Descobrimentos, vai estar em Ponta Delgada até ao dia 27 de Agosto, Segunda-feira.

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER