Açores

Onésimo Almeida recebe Prémio D. Diniz

A Fundação da Casa de Mateus anunciou que o júri do Prémio D. Diniz, constituído por Nuno Júdice, que preside, Fernando Pinto do Amaral e Pedro Mexia, atribuiu o prémio, por unanimidade, a Onésimo Teotónio de Almeida, pelo seu livro «O século dos prodígios», publicado por Quetzal Editores.

A sessão solene de entrega do Prémio D. Diniz relativa ao ano de 2019, na qual estará presente o Presidente da República, decorrerá no próximo dia 20 de Setembro, sexta- feira, pelas 18h00, na Casa de Mateus.

De acordo com o júri, «a escolha baseou-se no sólido trabalho de investigação acerca da inovação e da invenção dos cientistas portugueses durante os séculos XV e XVI que permitiram dar uma base indispensável para o sucesso das navegações que puseram a descoberto o caminho marítimo para oriente. É todo um mundo que permanecia ignorado ou menosprezado pelos estudiosos internacionais, muito por culpa da nossa própria ignorância da cultura desse período, a que este livro vem dar relevo, com uma escrita acessível e também rigorosa que abre caminho a um novo olhar sobre a História da ciência em Portugal.»

Onésimo Teotónio de Almeida é natural do Pico da Pedra, S. Miguel, Açores.

É doutorado em Filosofia em 1980 pela Universidade Brown (Department of Philosophy), onde também fez Mestrado em 1977. É Fellow do Wayland Collegium for Liberal Learning, um Instituto de Estudos Interdisciplinares na Brown University, onde lecciona uma cadeira sobre Valores e Mundividências.

Leciona também no Center for Early Modern Studies, da mesma universidade. Fundou e dirige a editora Gávea- Brown, dedicada à edição em inglês de obras de literatura e cultura portuguesas, que edita também a revista Gávea-Brown – a Bilingual Journal of Portuguese American Letters and Studies. A 9 de junho de 1997, foi agraciado com o grau de Comendador da Ordem do Infante D. Henrique.

A 28 de setembro de 2018, recebeu a Grã-Cruz da mesma Ordem. Em 2019, o Presidente da República nomeou-o Presidente da Comissão de Honra do Dia de Portugal. Nessa qualidade, será em 2020 o orador oficial nas celebrações do 10 de Junho.

O Prémio D. Diniz, instituído em 1980, distingue anualmente uma obra de poesia, ensaio ou ficção.

Em 2018, o Prémio foi atribuído a Helder Macedo, pelo seu livro «Camões e outros contemporâneos».

A lista de premiados inclui, entre muitas outras personalidades, Agustina Bessa Luís (1980), José Saramago (1984), Eduardo Lourenço (1995), António Lobo Antunes (1999), Maria Teresa Horta (2011).

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER