Açores

Nuvem de fumo dos incêndios na Califórnia passa pelo arquipélago açoriano

Vestígios daquele que é considerado um dos piores fogos de sempre no estado da Califórnia, nos Estados Unidos da América, estão a chegar aos Açores. O fumo do incêndio que deflagra há várias semanas naquele território norte-americano está a atravessar o Oceano Atlântico.

“Uma extensa nuvem de fumo proveniente dos incêndios da costa oeste dos Estados Unidos está a atravessar o Atlântico”, revela o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), na sua página na rede social Facebook.

“O fumo está a ser transportado em altitude e a sua passagem sobre os Açores tem um impacto visível na tonalidade pálida do azul do céu”, lê-se na mesma publicação, que mostra, em vídeo, a nuvem de fumo a passar sobre o arquipélago.

A informação foi confirmada ontem à Antena 1 Açores, por Fernanda Carvalho, do IPMA: “é fumo dos incêndios na zona da Califórnia, na costa oeste dos Estados Unidos da América, e que está a atravessar o Atlântico”.

O fumo pode ser observado “à vista desarmada, olhando para o céu”. “Nos últimos dias as condições têm sido até de pouca nebulosidade, no entanto, o céu apresenta uma tonalidade de azul pálido, esbranquiçado, exactamente porque está coberto de fumo, que é transportado da circulação de oeste e que, neste momento, passa sobre o Atlântico e sobre os Açores”, disse ainda Fernanda Carvalho, em declarações à rádio pública.

O incêndio em causa é dos piores de sempre registados na Califórnia, tratando-se da mais prematura, prolongada e destrutiva época de incêndios naquele estado.

O fogo deflagra desde 27 de Julho e já reduziu a cinzas milhares de hectares. Já provocou a morte de oito pessoas. É considerado o sexto incêndio mais destrutivo da história da Califórnia.

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER