Açores

Mobilidade eléctrica nos Açores

Proposta foi entregue no Parlamento

O Governo dos Açores já entregou na Assembleia Legislativa a proposta de decreto legislativo regional que define a estratégia para a implementação da mobilidade eléctrica no arquipélago, recentemente aprovada em Conselho do Governo.

Segundo nota do gabinete de imprensa do Governo, este diploma dá corpo ao Programa do Governo na área da energia, no que diz respeito ao reforço da política de redução de consumo de combustíveis fósseis e de dependência energética face ao exterior, de promoção de consumos e comportamentos energeticamente eficientes e de aposta na inovação, na tecnologia, na eficiência energética e em diversas soluções para a mobilidade eléctrica.

A estratégia tem por base o facto de os Açores reunirem as condições ideais para a implementação da mobilidade eléctrica, considerando as características geográficas, fisiográficas e ambientais de cada uma das ilhas e a suas dimensões. O diploma prevê um conjunto de medidas, nomeadamente a implementação de uma rede de carregamento de veículos eléctricos de acesso público, que abrangerá todas as ilhas e concelhos da região.

Rede de carregamento em todos os concelhos

Contempla ainda a instalação progressiva da rede de carregamento de veículos eléctricos em edifícios em regime de propriedade horizontal, em empreendimentos turísticos e em infraestruturas turísticas, sociais, recreativas, culturais e desportivas, entre outras, bem como em estabelecimentos e conjuntos comerciais, em parques de estacionamento de acesso público e em operações de loteamento urbano, tudo com o objectivo de proporcionar maior conforto e segurança aos utilizadores dos veículos eléctricos nos vários percursos e itinerários que realizem, satisfazendo as necessidades imediatas ou emergentes de carregamento.

Estão também previstos incentivos e metas para a adopção da mobilidade elétrica que contemplem a discriminação positiva dos utilizadores de veículos eléctricos dos Açores, considerando a natureza estratégica e operacional deste tipo de mobilidade, incluindo a administração pública e o sector público empresarial. Para fomentar a massificação do uso dos veículos eléctricos estão já a ser desenvolvidas acções de sensibilização, de informação e de promoção da mobilidade eléctrica, dirigidas aos diferentes públicos-alvo e sectores de actividade.

Redes Sociais - Comentários

Fonte
Diário dos Açores

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER